Se você abrir a maioria dos dicionários na palavra família certamente encontrará uma definição que condiz com o padrão heteronormativo. Mas, o significado da palavra Família no Grande Dicionário Houaiss, um dos mais importantes do Brasil mudou.
Depois de uma grande campanha na internet, o verbete deixa de ser Grupo de pessoas vivendo sob o mesmo teto (especificamente o pai, a mãe e os filhos) para ter um significado mais inclusivo, contemporâneo e sem preconceitos para: “Núcleo social de pessoas unidas por laços afetivos, que geralmente compartilham o mesmo espaço e mantém entre si uma relação solidária”.
“Conceitos antigos ganham uma nova estrutura, um novo enfoque e isso precisa ser captado com cuidado para que seja transformado em palavras numa definição “, Â explica Mauro Villar, diretor do Instituto Antônio Houaiss e co-autor do dicionário.
A ideia de criar a definição coletivamente partiu da agência de comunicação NBS, que criou a campanha Todas as Famílias para engajar a população. “O mundo é diverso, abrangente e dinâmico. A atual definição de família é reducionista e anacrônica. O que desejamos é atualizar esta definição e contribuir para a reflexão sobre quais são os verdadeiros laços que unem as pessoas em forma de família”, argumenta André Lima, Vice-Presidente de Criação da NBS.
E você, o que acha da mudança?