Veja o que vai rolar de melhor em Salvador até domingo
29 de abril de 2016
Justiça da Colômbia aprova casamento LGBT
29 de abril de 2016

“O mundo precisa de mais amor e menos preconceito”, diz Rosemma Maluf, eleita madrinha da parada LGBT

Rosemma Maluf não esperava, mas com uma forte campanha pelas redes sociais, acabou ganhando a enquete feita pelo Me Salte, canal de notícias LGBT do CORREIO, em parceria com o Grupo Gay da Bahia (GGB) para se tornar a madrinha da 15ª edição da Parada do Orgulho LGBT da Bahia. A empresária, de 49 anos, conquistou 69.9% dos 18773 votos da eleição que começou a ser  feita no dia 21 de abril. Ela desbancou outras nove personalidades – dentre elas a cantora Alinne Rosa e a deputada federal Tia Eron que ficaram respectivamente em segundo e terceiro lugar com 10,5% e 8,8%.

Apaixonada por corridas, feminista e vegetariana, Rosemma recebeu a ligação do Me Salte em tom de comemoração hoje pela manhã. “Foi surpreendente. Desde a indicação fiquei muito feliz de ter sido lembrada. Quando fiquei sabendo as pessoas começaram a se envolver. Agi como madrinha já integrando heteros e LGBTs meus amigos na campanha de votação. Já estou fazendo a campanha do mais amor e menos preconceito”, conta Rosemma que é Secretária Municipal de Ordem Pública (Semop) de Salvador.

Ela ressalta que contou com a ajuda dos seus grupos de amigos, pelas redes sociais, para conquistar a votação expressiva. “Só no WhatsApp são 20 grupos que participo e as pessoas se engajaram na votação. Foi muito bom perceber o quanto sou querida”, comemorou.

De acordo com as regras da enquete, o GGB fará o convite para quem ficasse em primeiro lugar pela escolha dos leitores do Me Salte. A escolha de Rosemma é um pouco inesperada, mas representa um pouco dessa nova territorialidade e utilização dos espaços de identidade dos LGBTs, o que é bom porque é nesses espaços amplos e modernizados que as vivências acontecem e se fortalecem na amplitude deles, defendeu Marcelo que fez o convite e Rosemma aceitou.

“A causa LGBT tem lutas muito justas e acho que posso colaborar com isso. Uma das minhas marcas na minha carreira é o diálogo. Os temas devem ser debatidos de forma transparente. Na minha atuação como secretária municipal tenho uma missão árdua e muitas vezes em temas que são conflitantes. Mas, eu busco sempre trazer para minha gestão o fortalecimento das questões femininas como diferenciais da minha gestão. Sou feminista de carteirinha e não abro mão disso. Acho que minha experiência na luta pela participação da mulher pode ajudar no meu desempenho como madrinha da parada”, explica Rosemma que é secretária desde 2013 onde é responsável, dentre outras coisas, pelo ordenamento de ambulantes, guardas municipais e feiras livres de Salvador.

Mas, Rosemma?
Depois que o resultado da enquete foi divulgado, na manhã de hoje, pelas redes sociais muitos leitores comemoraram a decisão do público que votou. Outros, por sua vez, questionaram o que Rosemma fará pela causa LBGT. “Minha gestão é humanizada e marcada pelo diálogo. Acho que isso inspirou as pessaoas. Minha secretaria é a secretaria da diversidade. Temos a diversidade em todos os âmbitos seja na questão de gênero seja na questão da sexualidade”, explica.

 

Veja algumas imagens da nova madrinha da parada



Religião
Casada com Carlos Caldas e mãe de duas filhas – Clara, de 13 anos e Luiza, de 15 anos – Rosemmma conta que é católica e que está preparada para eventuais críticas pelo fato de aceitar ser madrinha da parada. “O papa Francisco trouxe para nós uma mensagem de que não somos ninguém para julgar o que é certo e o que é errado no comportamento ou na orientação sexual do outro. A missão do ser humano passa pelo acolhimento. Precisamos ser afetuosos e amar ao próximo como a nós mesmos. Essa será a resposta que darei aos preconceituosos. Não sou de militância LGBT, mas do feminismo. Porém, na minha prática profissional e pessoal, faço com que as pessoas se identifiquem com o meu jeito de ser. Sigo a filosofia de mais ação e menos discurso”, ressaltou Rosemma que faz aniversário dia 28 de maio e é do signo de gêmeos.

Graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Marketing pela Unifacs, Rosemma é soteropolitana já foi vice-presidente da Associação Comercial da Bahia, diretora do Sindicato dos Lojistas do Comércio da Bahia e atualmente é do conselho das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). Antes de assumir o cargo com titular da Semop, Rosemma sempre trabalhou em atividades privadas com a família. Por 25 anos, por exemplo, foi a administradora do Bahia Outlet Center, na Cidade Baixa.

O Me Salte deseja boa sorte para a nova padrinha da parada LGBT da Bahia e agradece aos leitores do Me Salte que participaram da votação. 
Veja aqui o desempenho de cada candidata

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *