No início dos anos 2010, a cena drag queen de Salvador tremeu com a chegada do brasiliense Jean Carlos Macedo de Jesus, que deu vida à personagem Mitta Lux. Sua chegada foi arrebatadora. Mitta ganhou diversos concursos de beleza e performance. Todo brilho e estrelato de Mitta, contudo, ficará a partir de agora na lembrança de seus fãs.
Em vídeo postado nas redes sociais nesta quarta-feira (21), com o título ‘Mitta Lux vai morrer pra sempre?’, Jean anunciou que irá se despedir definitivamente da cena drag com sua personagem para se dedicar às funções como Danvulayó, babalorixá no Ilê Asé Omin Oró, em Salvador.
No vídeo emocionado, Danvulayó explicou as razões pelas quais decidiu cancelar em definitivo a existência de Mitta e relembrou o preconceito que sofreu quando começou a fazer drag em Salvador e também nos terreiros de candomblé por ser babalorixá e também atuar como drag.
Clique aqui e veja o vídeo na íntegra
Mitta conquistou dezenas de premiações a exemplo do 1º lugar no concurso 100% Drag de Raul Gil e o Miss Universe Gay. Agora, cumprirá a agenda de compromissos já acertados e fará um bazar para vender todas as peças de Mitta.
A sua primeira apresentação como transformista, em Salvador, aconteceu pelas mãos de Bagageryie Spielberg, uma das transformistas mais famosas da cidade. “Eu estava no Bar Âncora do Marujo, que fica na Carlos Gomes e Bagageryie se apresentava naquele dia, a gente nem se conhecia. Mas, quando olhou para mim disse que eu tinha cara de quem fazia uma boa apresentação como transformista e me convidou para uma participação no seu próximo show”,contou Mitta, ao Me Salte, em 2017.
Nós, do Me Salte, desejamos toda luz para Mitta, Danvulayó e Jean nessa nova caminhada. Você sempre será uma luz!