Produtora canadense busca brasileiros LGBTQIAP+ para série documental; saiba mais
9 de julho de 2021
Baiana Paulett Furacão integra equipe que promoverá empregabilidade trans no Brasil
9 de julho de 2021

AFROBAPHOLab lança mapeamento de Artistas Negros e LGBTIA+

O Coletivo Afrobapho lançou no mês passado o ‘AFROBAPHOLab: Bahia is Burning’, um laboratório digital de artes integradas. Acontecerá de 13 a 15 de agosto a primeira de muitas entregas do projeto que é o mapeamento de  mais de 200 artistas negros e LGBTIA+ do Nordeste, que servirá como fonte para produtores e marcas conhecerem, de fato,  trabalhos e artistas que infelizmente não possuem visibilidade.

Poderão se cadastrar na plataforma de mapeamento: artistas negros e LGBTIA+ que nasceram e residem na região Nordeste, de qualquer faixa etária, com atuação nos mais diversos segmentos de arte (dança, performance, música, etc). O cadastro deve ser realizado através do link: www.afrobapho.com.br/cadastro

Historicamente, o Nordeste tem sido uma grande fonte de artistas influentes e importantes para o cenário cultural do Brasil. A cena independente também se tornou um expoente para artistas de várias modalidades, inclusive, o Afrobapho emergiu nesse contexto, despontando como um coletivo que reúne artes integradas, como uma plataforma de visibilidade nacional. Entretanto, o cenário nacional de arte e cultura ainda privilegia com mais ênfase produções e artistas da região Sudeste, invisibilizando por muitas vezes narrativas potentes oriundas de Norte e do Nordeste do país. 

“O futuro que queremos construir é coletivo. Ele passa por momentos de tensão, mas, com a música e outras artes, somos capazes de chegar a um lugar comum, respeitando a diversidade. Os artistas, bandas e projetos de fomento à cena selecionados por Natura Musical trazem a mensagem de que o futuro pode ser mais bonito com a arte e com o envolvimento de cada um de nós”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding. 

O AFROBAPHOLab: Bahia is Burning foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura da Bahia (Fazcultura), ao lado de Nara Couto, Mestre Aurino de Maracangalha, Mahal Pita e Mercado Iaô, por exemplo. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para 58 projetos de música até 2020, como Margareth Menezes, Jadsa, Mateus Aleluia e Ilê Ayê. 

SERVIÇO

AFROBAPHOLab: Bahia is Burning

Datas: 13 a 15 de agosto

Programação: http://www.afrobapho.com.br

Canal: https://www.youtube.com/c/ColetivoAfroBapho  

Sobre o Coletivo AfroBapho 

O Afrobapho é um coletivo baiano formado por jovens negros LGBTIA+ das periferias de Salvador, que utilizam as artes integradas como ferramenta de mobilização e sensibilização social. Surgiu em novembro de 2015, como uma plataforma de ação coletiva que produz narrativas criativas para falar sobre questões sociais e direitos humanos. Através da dança, música, produções audiovisuais e performances artísticas, aborda numa perspectiva antirracista, questões de estética, dissidências de sexualidade e gênero, que confrontam o padrão heteronormativo da sociedade. O Afrobapho é uma narrativa potente que se manifesta através de corpos dissidentes, que por muitas vezes foram excluídos, violentados e silenciados.

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *