Eduardo Leite não é o único governador LGBTQIA+; Fátima Bezerra é lésbica e comanda o Rio Grande do Norte
2 de julho de 2021
Ciclo de cinema LGBTQIA+ exibe 8 curtas de graça na internet
5 de julho de 2021

Sulivã Bispo lança espetáculo sobre infância, negritude, ancestralidade e intolerância religiosa

Conhecido pelo trabalho como Mainha, Sulivã Bispo lança o espetáculo Doú Alabá sobre infância, negritude, ancestralidade e intolerância religiosa. O texto foi idealizado pelo ator e protagonista com colaboração de Cesar Sobrinho. As gravações foram feitas na Senzala do Barro Preto, no Curuzu.

O espetáculo será exibido no canal do Bloco Ilê Aiyê no Youtube, a partir do dia 5 de julho e fica disponível durante 7 dias na plataforma digital. Entre os dias 03 e 05 de julho serão realizadas lives no perfil do Instagram do ator Sulivã Bispo, sempre às 20h, com a participação de Rodrigo França, Babá Rodney William, e Iana Marucha cantora do Ilê, que teve sua formação musical na Banda Erê e fará uma live show.

Sulivã também é o autor de duas cantigas apresentadas durante a peça. As composições “Bejerê” e “Doú Alabá” são inéditas e foram escritas para o projeto, musicadas por Felipe Mimoso com a inclusão de mixagens eletrônicas, ritmo Ijexá e o som dos atabaques, tão representativos para as religiões de matriz africana.

O público vai conhecer a histórias dos personagens Edileusa e Claudionor, através do olhar ficcional dos erês, que vão falar da sua saudade do tempo de “vir em terra”, comer caruru e brincar no terreiro. A montagem traz o estilo vídeo arte, e conta o cotidiano das novas vidas de quem abandona suas raízes ancestrais.

Doú Alabá (os Erês) é um espetáculo que evidencia ainda conflitos das facilidades tecnológicas do mundo contemporâneo, onde muitas crianças negras se afastam de suas tradições afro-brasileiras, para imergir boa parte do tempo em culturas virtuais e midiáticas que em nada se assemelham com suas potências identitárias em diáspora, sobretudo desde 2020, quando as aulas também passaram a ser virtuais.

O espetáculo é dirigido por Ângelo Flávio Zuhale, ator, roteirista, dramaturgo e diretor. Ângelo já atuou em séries e filmes nacionais, dirigiu e interpretou o monólogo Experimentuns para um respiro, atualmente pode ser visto numa atuação disponível nas plataformas de streaming e traz toda a sua bagagem e experiência para a direção de Doú Alabá.

A coreografia e direção de movimento é assinada pela coreógrafa, dançarina e professora baiana Nildinha Fonseca. Entre os nomes que fazem parte dessa produção estão Cesar Sobrinho (texto), Felipe Mimoso (direção musical), Renato Carneiro (figurino), Pedro Caldas (cenografia), Agamenon de Abreu (maquiagem), Bruno Zambelli (direção de arte), Hugo Canuto (ilustrações) e a equipe da Saturnema Filmes, com Ariel Ferreira cuidando da captação de imagem e som. Além disso, a produção executiva ficou a cargo de Val Benvindo, diretora da Benvindo Produções.

Doú Alabá foi contemplado no Prêmio das Artes Jorge Portugal, e tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Equipe

Sulivã Bispo (ator);

Natalyne Santos (atriz);

Ângelo Flávio Zuhale (diretor);

Nildinha Fonseca (coreógrafa);
Cesar Sobrinho (texto) ;

Filipe Mimoso (direção musical);
Renato Carneiro (figurino);
Pedro Caldas (cenografia);
Agamenon de Abreu (maquiagem);
Bruno Zambelli (direção de arte);
Hugo Canuto (ilustrações);
Saturnema Filmes, com Ariel Ferreira (captação de imagem e som);

Benvindo Produções, Val Benvindo (produção executiva e artística).

Realização: Última Plataforma Digital

SERVIÇO

O quê? Espetáculo Doú Alabá

Aonde? Canal do Bloco Ilê Aiyê no Youtube https://youtube.com/c/blocoileaiye

Quando? De 5 a 11 de julho

Lives de lançamento

Instagram Sulivã Bispo @sulivabispo

Dia 05/07, às 20h com Iana Marucha, cantora da Banda Ilê Aiyê

Dia 07/07, às 20h com Rodrigo França

Dia 09/07, às 20h com Babá Rodney William

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *