Bahia terá guia prático para mudança de nome social
23 de abril de 2021
Drag queen Suzy Brasil faz espetáculo on line de graça
23 de abril de 2021

Salvador terá treinamento de vigilância em saúde LGBT; veja como participar

Quantas pessoas LGBT vítimas de violência deram entrada nas unidades de saúde do município nos últimos meses? Qual é o percentual de pessoas desse grupo que apresentam histórico de diabetes ou de HIV? Para responder perguntas como essa é muito importante que os campos identidade de gênero e orientação sexual sejam preenchidos na ficha dos pacientes que dão entrada nas unidades de saúde da Prefeitura.

Com o objetivo de sensibilizar os profissionais de saúde para a importância do preenchimento correto da ficha de cadastro, a Diretoria de Vigilância à Saúde, em parceria com o Campo Temático Saúde da População LGBT, ambos vinculados à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está com inscrições abertas para o treinamento Vigilância em Saúde LGBT: Instrumentos e Estratégias para Qualificar a Informação em Saúde de Grupos Vulnerabilizados. 

O treinamento é voltado para os profissionais da saúde e será realizado no próximo dia 29, das 9h às 12h. As inscrições podem ser feitas até quinta-feira (22), por meio do link forms.gle/ 3LwKvUDSeqhqTNZu6. Quem tiver dúvidas pode ligar para o telefone (71) 3202-1723 ou (71) 3202-1065.

O treinamento ocorre em meio à celebração dos dez anos de existência da Política Nacional de Saúde Integral da População LGBT. O facilitador da capacitação e coordenador do Campo Temático Saúde LGBT, Erik Abade, destaca que uma das lacunas hoje é exatamente a falta de informações sobre a saúde desse grupo, que permita pensar em ações mais prioritárias e estratégicas.

“Nem todos os dados hoje do SUS estão reportados por identidade de gênero e por orientação sexual. Nós precisamos desses dados, de informações qualificadas para entender o cenário atual. Portanto, o treinamento tem esse objetivo de sensibilizar os profissionais sobre a importância desses dados”, afirma.

Ações – Pensando no atendimento qualificado livre de preconceitos e de discriminações, a SMS, por meio do Campo Temático LGBT, vem desenvolvendo uma série de iniciativas. Dentre elas está a produção de panfletos e cartazes com orientações importantes sobre os cuidados com a saúde, sobre os direitos da população LGBT e combate à LGBTfobia.

A rede de saúde do Município também possui o projeto Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT, que busca qualificar os profissionais da área para o atendimento sem preconceito, respeito ao nome social e atenção às questões específicas do segmento. Além disso, eventos diversos para a qualificação do atendimento prestado nas unidades de saúde do município vêm sendo realizados, como treinamentos, palestra e roda de conversa.

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *