O digital influencer baiano Thiago Almasy e o pedagogo Marcos André participaram na sexta-feira da Live de lançamento do espetáculo-game “Inimigos”, obra comemorativa do sétimo ano de atividades do COATO Coletivo. O game, que poderá ser baixado gratuitamente até o dia 01 de maio no site oficial (https://coato-coletivo.itch.io/inimigos) do coletivo cênico, tem parceria com o Grupo de Desenvolvimento de Jogos da UFRJ (GDP). A live conta ainda com a mediação do ator do espetáculo Genário Neto e a atriz e coordenadora de acessibilidade Natielly Santos.
O universo alternativo da produção é inspirado na obra de Henrik Ibsen (O Inimigo do Povo – 1882) e promete uma imersão estimulante e desafiadora aos sentidos, que em seu projeto de desenvolvimento, possibilita entusiastas surdos a embarcarem nas aventuras por meio de suas extensões promotoras de acessibilidade.
A trama original de Ibsen conta a história de um médico em uma pequena cidade litorânea norueguesa que, ao tornar público um problema de contaminação dos recursos hídricos no balneário, torna-se gradativamente o inimigo do povo, ao contrário do que imaginara enquanto prestava esse parecer à saúde pública da população.
O ineditismo da junção entre artes cênicas, gamificação e o mundo do audiovisual é um dos atributos da obra virtual, que propõe uma reflexão sobre as questões do texto dramatúrgico, atualizando o cenário aos nossos contextos nacionais, instigando pessoas em todo território à reflexão e ação sobre crise de recursos hídricos, o descaso com a saúde pública e a corrupção política e social.
O espetáculo-game, que integra o projeto Um Inimigo do Povo, poderá ser acessado por um aplicativo de celular inspirado principalmente por visual novels no estilo “Found Phone”. Dividido em atos, o jogador poderá escolher o modo single (com os outros personagens tomando decisões pré-determinadas), e a partir do dia 27 de abril estará disponível no site a versão multiplayer aberto (em que vários jogadores se conectam).
Cada espectador-jogador assume o papel de um dos Personagens Título da peça e terá a oportunidade de navegar pelos jornais da cidade, contar com o auxílio de assistentes virtuais e a consulta de um GPS pessoal, no intento de resolver conflitos apresentados durante o desenvolvimento do arco narrativo.
O jogador-expectador irá trilhar um caminho individual em um cenário aberto repleto de questões a serem solucionadas. O espectador passa a ser jogador e fica responsável pelas tomadas de decisões estabelecidas. Em Inimigos, o real e o virtual estão articulados e funcionam de maneira conjunta.
Ao início de cada campanha, cada jogador/jogadora deverá escolher dentre os seis personagens títulos disponíveis, que serão interpretados por atores e atrizes que dão forma às escolhas do jogador e interagem com ele/ela por chamadas cinematográficas, áudios e outros conteúdos multimídia. Quatro dos personagens são jogáveis (NPCs) e outros dois personagens são não jogáveis (No player).
Para além da direção e desenho dramatúrgico de Mirian Fonseca e Marcus Lobo, o projeto traz o cineasta Marcio Ventura no roteiro, Igor Carneiro como designer de jogo, Yasmin Barbosa como ilustradora e André Coelho como programador. Além de Natielly Santos, atuam na produção os atores e atrizes Genário Neto, Mirela Gonzalez, Amanda Cervilho, Victor Sampaio e Matheus Nasca.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.