O filme Iauaraete, dirigido por Xan Marçall e produzido pelo coletivo DAS LILITHS, foi selecionado para participar da mostra competitiva da 14ª edição do For Rainbow, festival de cinema e cultura da diversidade sexual e de gênero. O filme concorre com produções de diversas partes do mundo na Mostra Competitiva para curtas-metragens. O filme será apresentado nesta terça-feira (15) às 18h10.
Iauaraete faz parte de um conjunto de ações poéticas políticas e pedagógicas que se aprofundam nas encantarias amazônicas e nordestinas para abordar a formação identitária do Brasil.
Neste filme experimental, que marca a estreia de Xan como diretora, se mostras a voz de um grito de insurreição Travestys/ Trans em torno da disputa de imaginários, da elaboração do saber produzido por pessoas Trans é Travestys na Amazônia e no Nordeste Brasileiro.
“IAUARAETE é espírito de poder, ora onça, ora gente, nem homem, nem mulher. Encantaria das matas que surge nas noites de lua cheia para espalhar verdades”, explica Xan.
O filme foi resultado do primeiro curso de formação audiotransvisual para cinema com pessoas transgêneras de diversas partes do Brasil produzido pela produtora Maria Fita e coordenada pelo cineasta André da Costa Pinto. O Curso se desenvolveu em plataforma virtual entre os meses de julho a agosto, culminando no Festival Audiotransvisual no Mídia Ninja no mês de setembro e formou cerca de 30 estudantes.
O filme já integrou o festival O CUBO de Língua Portuguesa e a mostra Audiotransvisual no 27° Festival de Cinema de Vitória.