Ju Caires tem 38 anos, é advogada e concorre pela primeira vez à Câmara Municipal de Salvador pelo PSB. Por ser uma candidate LGBTQIA foi chamada pelo Me Salte para responder algumas perguntas sobre como pretende atuar em prol da comunidade caso seja eleita. Acompanhe:
Qual sua trajetória no movimento LGBTQIA?
Como advogada, sempre utilizei de minha profissão como instrumento político e, ao longo destes 12 anos, defendi causas nas quais pessoas da comunidade LGBTQIA+ foram processadas ou acusadas de forma discriminatória.
Qual seu principal projeto para a comunidade LGBTQIA?
Nossas principais propostas para a comunidade são:
Com pretende fazer o diálogo com as bancadas da ‘bala’ e da ‘bíblia’ sobre demandas da comunidade LGBTQIA caso seja eleita?
Segundo a cientista política Ilona Szabó, “política não se faz só com quem concorda com você. Se faz construindo consensos mínimos, buscando aliados que não precisam estar juntos em todas as causas, fazendo mudanças incrementais. Tolerância e respeito às diferenças são a base de qualquer democracia desenvolvida e consolidada”.
Neste sentido, pretendo construir pontes para dialogar com as demais bancadas e juntos concretizarmos as políticas públicas que pretendemos implementar. Especialmente com a participação da sociedade civil organizada e da opinião pública.
Propostas para a cidade e enfrentamento ao preconceito?
Felizmente, na maior parte de minha vida, fui poupada do sofrimento de ser discriminada de forma explícita, embora nas poucas situações em que tenha ocorrido, sempre me mantive serena em minha dignidade e, por certo, na câmara de Salvador, não será diferente.
Nossas propostas estão divididas em 5 eixos temáticos: ser humano, transparência, economia, direito à cidade e animais. Desta forma, apresentamos propostas que atendem à toda a população, transitando por temas que nos são caros, tais como educação, saúde, meio ambiente e urbanização, direito dos animais e desenvolvimento econômico.
Como será sua atuação como vereadore?
Pretendo fazer uma atuação transparente e independente, na defesa das pautas apresentadas e dos compromissos públicos firmados em campanha.