Tutua, do Avante, foi a quarta convidada da série de entrevistas do Me Salte com candidates LGBTQIA+ que concorrem à Câmara Municipal de Salvador. Clique aqui e reveja a entrevista na íntegra.
28 de outubro
20h Ariane Senna (PSB)
“Precisamos dessa visibilidade positiva e da oportunidade de mostrar para a sociedade que somos LGBTQIA+ competentes. Somos ativistas sociais, intelectuais e aptas para disputar um cenário político e eleitoral que estamos vivendo nessa conjuntura de tensão de retirada de direitos. É a nossa existência que está dentro desse espaço, não apenas escrevendo e propondo novas diretrizes para a nossa população, mas também fiscalizando a sua execução”.
20h30 Laina Crisóstomo (Psol)
“Não é só sobre representatividade, é algo sobre mostrar o projeto político para a causa. Temos uma Câmara Municipal com 43 cadeiras, com uma quantidade ínfima de mulheres, de negras e negros e nenhuma de LGBTQIA+ e isso diz muito sobre o que a gente precisa pensar sobre representatidade. Podemos construir muita coisa com as pessoas cis e hétero, mas a gente precisa entender que quem sofre e sente a dor é quem sabe falar sobre ela. Por isso, pautamos tanto a ideia de representatividade, mas sempre com compromisso, porque não é qualquer LGBT que vai defender as nossas causas”
29 de outubro
20h Rosy Silva (PDT)
“Como pessoa LGBTQIA+, eu conheço na pele as mazelas dessa população, minha voz é a voz de uma mulher lésbica que sempre esteve envolvida com o público, inclusive na liderança da marcha LGBTQIA+ do Subúrbio. Quero propôr politicas públicas que concedam o direito a essa parcela da população que se encontra esquecida. Políticas essas de inclusão e reparação por anos de silenciamento e de segregação de direito”.
20h30 Alana Carvalho (Podemos)
“Esse espaço que o CORREIO dá para candidates LGBTQIA+ é importante para mostrar diversidade dentro da política e nos mostrar que é possível ocupar esses espaços. É importante ter uma representante trans na política para representar o povo LGTB e de matriz africana, sendo uma porta-voz direta dentro desse espaço para se fazer uma mudança e renovação, dentro de uma construção verdadeira em uma luta por todos”.
30 de outubro
20h Léo Kret (DEM)
“É importante ter esse espaço para os candidatos LGBTQIA+ se exporem. As pessoas estão se encorajando a entrar de cabeça nessa luta. Com a mente aberta, as pessoas entendem que somos seres humanos e quanto mais apoio conseguirmos, mais a luta cresce e fica a esperança de um dia acabar com o preconceito e discriminação. Temos bons projetos de lei, mas falta fiscalização e encaminhamento para que esses projetos possam realmente sair do papel”.
20h30 Renatona (Pros)
“Nós que somos discriminados sempre vamos chegar para mudar a Câmara de Vereadores que só tem héteros que não fazem nada por nós. Queremos mudar e lutar por todos nós, por isso é importante que esse espaço seja dado para que a gente possa expor nossas ideias”.
CORREIO nas Eleições 2020:
Em 2020, o jornal CORREIO tem ampla cobertura sobre as eleições na Bahia em diversas plataformas. Veja algumas ações:
– Jornal Impresso: Cobertura diária sobre as eleições em Salvador, interior da Bahia e principais cidades do Brasil.
– Sabatina com os candidatos: De 19 a 23 de outubro, o Correio realizou entrevistas com candidatos e candidatas à Prefeitura de Salvador com transmissão no Youtube, Facebook e Instagram.
– Vozes da comunidade: Especial de vídeos colaborativos de jornalismo cidadão com as necessidades específicas dos moradores dos 170 bairros de Salvador, representados pelas 19 zonas eleitorais da cidade; estreia em novembro.
– Guia do Voto: Tudo que você precisa saber sobre as eleições está sendo postado nas redes sociais do jornal – WhatsApp, Instagram, Tik Tok, Facebook e Twitter. Siga @correio24horas.
– Podcast: O que a Bahia Quer Saber, por Vitor Villar. A cobertura completa das eleições no interior do Estado.