Fica em casa! Vai ter live da Pabllo Vittar
17 de abril de 2020
Curta-metragem Doido Lelé, da baiana Ceci Alves, é exibido no Festival Internacional de Cinema Infantil
21 de abril de 2020

Startup abre inscrições para programa de empreendedorismo social para jovens LGBTI+

A startup sem fins lucrativos Todxs Brasil está com inscrições abertas para a quarta edição do programa Embaixadorxs. O objetivo da iniciativa é capacitar jovens LGBTI+ do Brasil nas áreas de gestão de projetos, empreendedorismo social e liderança.

De 20 de abril a 1 de maio, jovens pertencentes à comunidade LGBTI+, entre 18 a 30 anos, que nasceram no país e possuem acesso à internet poderão se inscrever no programa por meio do site da organização. Serão selecionados 40 pessoas este ano – e 40% das vagas serão reservadas para candidatas
transexuais, travestis e não-binárias. Para a inscrição, é necessário preencher o formulário.

Após o processo de seleção, durante cinco meses, os selecionados participarão virtualmente de capacitações práticas sobre empreendedorismo de impacto, autoconhecimento, gestão de tempo e workshops de formação sobre a realidade de grupos sub-representados no Brasil – com ênfase no público alvo da iniciativa.

“O objetivo é formar multiplicadores das múltiplas causas da comunidade LGBTI+, que também são as causas da Todxs. Formando e conectando esses multiplicadores onde a Todxs não chegaria com seus próprios projetos e suas pessoas voluntárias. E não é só espalhar o impacto em termos territoriais, é diversificar as abordagens, as visões sobre impacto, as pessoas impactadas”, afirma a gerente do programa, Mariana Rizardi.

Em dezembro, o Embaixadorxs 2020 termina com a realização da Conferência de Jovens Líderes LGBTI+, um encontro nacional
entre os participantes. O evento é palco para apresentação dos projetos desenvolvidos ao longo do programa, além de buscar estabelecer conexões relevantes à comunidade.

Aceleração de projetos
Após o fim do Embaixadorxs, os participantes do programa poderão encaminhar seus projetos para o programa Todxs Impacto. O objetivo é tirar esses projetos do papel e estimular a geração de impacto para a comunidade LGBTI+, para isso há um investimento de capital semente e de mentoria profissional para os projetos selecionados.

Na última edição, 8 projetos foram selecionados pela organização. Ao longo da suas três edições ,  o Impacto auxiliou 17 projetos, impactando 12.207 pessoas no Brasil, aproximadamente.

A advogada pernambucana Lícia Loltran participou do Embaixadorxs em 2018 e teve o projeto Retifica Trans acelerado pelo Impacto em 2019. A iniciativa tem como objetivo tornar o procedimento de retificação de nome e de gênero de pessoas transexuais e travestis nos cartórios brasileiros mais rápido, barato e acessível. Desde sua criação, a iniciativa ajudou 300 pessoas transexuais com informações e processos de retificação de documentos.

“[Antes de participar do Embaixadorxs] O Retifica Trans já acontecia, porém eu realizava de forma sozinha e isolada aqui na minha cidade. O Impacto trouxe as ferramentas para colocar o projeto em prática de uma forma tanto mais abrangente e a nível de quantidade de pessoas
como de localidade”, afirma Lícia. Para ela, a experiência de participar dos projetos da Todxs Brasil foi transformadora para entender a capacidade de liderança e o potencial de transformar a vida de outras pessoas e de ser acolhida pela comunidade LGBTI+.

Sobre a organização

A Todxs é uma startup social sem fins-lucrativos, criada em março de 2016, com objetivo de coletar e processar dados sobre a população LGBTI+ e desenvolver iniciativas de alto impacto social, focadas em três pilares: sociedade, governo e empresas. A organização conta atualmente com mais de 100 membros voluntários.

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *