Do nada…Caetano Veloso aparece na balada em Salvador
12 de janeiro de 2020
A música de Silva e Ivete é a melhor coisa que você pode ouvir hoje se sua vontade é que o Carnaval chegue logo
12 de janeiro de 2020

Grupo pernambucano de dança comemora 12 anos com espetáculo e vivência artística em Salvador

“Trançando cartografias afetivas” . Esse é o nome do projeto Acupe Grupo de Dança, de Pernambuco, que aportará em Salvador neste mês de janeiro.

O projeto, que tem incentivo do Funcultura da Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco, consiste na realização de ações em comemoração aos 12 anos de atividade do grupo, com temporada de seu espetáculo Tijolos de Esquecimento e vivências com artistas em Recife, Natal e Salvador.  

Ao longo de 12 anos de trajetória, o Acupe – coordenado pelo produtor cultural, bailarino e arte-educador Paulo Henrique Ferreira – é uma das referências em dança contemporânea em Pernambuco. O grupo vem fomentando a criação artística em dança contemporânea no Estado, além de oferecer cursos de formação para intérpretes-pesquisadores em Recife e em mais de 15 cidades do interior.

O Acupe ancorou no Recife – por 4 anos – o Seminário Nacional de Dança & Educação, trazendo profissionais de renome para a cidade.

O espetáculo Tijolos de Esquecimento – que será exibido em Salvador nos dias 18 e 19 de janeiro – foi construído a partir do livro do italiano Italo Calvino, Cidades invisíveis, e estreou no Recife em 2016. Com dramaturgia da poeta Flávia Gomes, Tijolos de Esquecimento propõe um mergulho no imaginário urbano e na memória afetiva da cidade, levando o espectador a refletir sobre o indivíduo na cidade, suas poéticas e complexidades.

“A cidade representa a idealização das formas criadas por nós, mas esquecidas, assim como o sentido da vida. A cidade deixa de ser um conceito geográfico para se tornar o símbolo complexo e inesgotável da existência humana”, reflete Paulo Henrique Ferreira, diretor da obra.

Mais sobre o espetáculo:

Tijolos de Esquecimento é uma imersão no imaginário urbano, a partir da obra do escritor italiano Ítalo Calvino – Cidades Invisíveis – onde a cidade deixa de ser um conceito geográfico para se tornar o símbolo complexo e inesgotável da existência humana. A memória, as identificações, as disputas, as ruas, becos, esquinas, o afeto, o abandono, a transgressão, as contradições, estão neste trânsito congestionado, desordenado, pertencente ao espaço urbano.

https://www.instagram.com/p/B7Iw-fzFfBW/?igshid=1s8u0xghcaepa

Ficha técnica:

Criação e direção: Paulo Henrique Ferreira

Coreografias: O grupo em processo colaborativo

Direção de arte: Marcondes Lima

Dramaturgia e texto: Flávia Gomes

Intérpretes criadores: Mieja Chang, Henrique Braz, Cllau Soares, Silas Samarky e Valeria Barros.

VJ e criação de vídeos: Alberto Saulo

Sonoplastia: Rodrigo Porto Cavalcanti

Iluminação: Luciana Raposo

Fotos: Rogério Alves

Assessoria de comunicação: Cleyton Cabral

Serviço:

Temporada do espetáculo Tijolos de Esquecimento e Vivência Cidade com o Acupe – Etapa Salvador

Quando: 18 e 19 de janeiro (sábado e domingo, às 19h)

Onde: Teatro Martim Gonçalves (Av. Araújo Pinho, 292 – Canela)

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e 10,00 (meia)

Na apresentação de domingo, terá audiodescrição.

Contato: (71) 3283.7862

“Vivência Cidade” com os integrantes do grupo – Gratuito

Vagas: 15.

Sábado (18/01), das 9h às 13h.

A vivência é voltada para bailarinos, atores, performers, artistas plásticos, circenses e pessoas com experiência em artes cênicas e idade mínima de 16 anos.

Inscrições: enviar nome completo, endereço, telefones para contato e breve currículo (máximo 15 linhas) para acupegrupodedanca@gmail.com com o assunto: Vivência Cidade.

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *