Alcione e mais 20 artistas farão show de graça no Rio Vermelho neste domingo (2)
26 de novembro de 2018
Ricardo Santiago abre novo estúdio fotográfico no Pelourinho
26 de novembro de 2018

Debates sobre artes LGBTQI+ e Dança Afrobrasileira acontecem em Salvador

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa) – por meio do Centro de Formação em Artes (CFA) – encerra Novembro das Artes Negras na próxima semana com o Workshop Afrontosas: Corpos Invisibilizados, propondo um debate sobre corpos fora dos padrões hegemônicos no âmbito artístico da cena cultural baiana.

Aberto ao público, o evento será no dia 28 de novembro, das 9h às 12h, e terá a participação de Paulett Furacão, Valerie O’rarah, Hilda Furacão e Priscila Nepomoceno.

O debate será em torno dos elementos que contribuíram historicamente com a invisibilização de um conjunto de artistas que transitam pelo campo da dança, das artes performáticas e culturas LGBTQI+ (Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando, Intersexo e mais. Na ocasião, o artivista Elivan Nascimento mediará o debate e apresentará seu workshop de Danças Urbanas, com participação de artistas locais.

Elivan fará apresentação

Elivan fará apresentação

 

À tarde, das 15h às 17h, será a vez da Oficina Demonxtração, com a Drag Queen, Malayka SN, na qual os participantes terão aprendizados em maquiagem cênica, tendo como base as referências do movimento estético-político das Drags Monster Queen. O intuito é fomentar a experimentação cênica de outras possibilidades de pesquisa e criação no campo das artes visuais. Também gratuito, sem inscrição prévia.

Finalizando as ações do dia, o Centro de Formação em Artes realizará o Seminário História da Dança Afro Brasileira: Os desafios da contemporaneidade, com o dançarino, professor e pesquisador, Denilson Oluwafemi, das 18h30 às 20h. No debate, ações de pesquisa, difusão e memória sobre o contexto sócio, político e cultural presentes na construção de um conjunto de expressões, movimentos que transversalizam o campo da dança.

Na oportunidade, serão abordados os saberes ancestrais dos povos africanos e elementos da cultura popular brasileira na construção de uma forma de dançar, posteriormente denominada como dança afro-brasileira. Também aberto ao público. Todas as atividades acontecem na Escola de Dança da Funceb – Pelourinho.

O quê: Workshop Afrontosas: Corpos Invisibilizados
Onde: Escola de Dança da Funceb, Pelourinho
Quando: 28 de Novembro das 09h às 12h

O quê: Oficina Demonxtração Workshop
Onde: Escola de Dança da Funceb, Pelourinho
Quando: 28 de Novembro das 15h às 17h

O quê: Seminário História da Dança Afro Brasileira
Onde: Escola de Dança da Funceb, Pelourinho
Quando: 28 de Novembro das 18h30 às 20h
Gratuitos

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *