‘Psicologia Preta: Como curar a negritude dos efeitos do racismo?’. Esse é o tema do minicurso que será ministrado por Lucas Veiga, psicólogo e Mestre em Psicologia, no próximo sábado (10) em Salvador. O minicurso acontecerá das 09h às 12h, no Instituto Steve Biko (Pelourinho), com investimento de R$20 e emissão de certificado.
O minicurso abordará os efeitos da colonização na produção de conhecimento e na produção de subjetividade para em seguida, num diálogo com intelectuais negros do campo da saúde mental como Frantz Fanon, Wade Nobles, dentre outros, apontar caminhos para o tratamento dos impactos do racismo na subjetividade das pessoas negras. Pulsão palmarina, descolonização e fim do mundo são alguns dos conceitos que norteiam o minicurso e dão subsídios para a criação de estratégias para a promoção de saúde na população negra, bem como para a luta antirracista.
“É uma alegria poder retornar à Salvador e realizar esse curso na cidade mais preta do Brasil”, comenta Lucas que já fez o mesmo curso em outros estados. O evento não tem inscrição prévia, e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada (a capacidade do espaço é de 60 pessoas).
Serviço
O quê: Minicurso ‘Psicologia Preta: Como curar a negritude dos efeitos do racismo?’
Quando: 10 de novembro (sábado), das 09h às 12h
Onde: Instituto Steve Biko (Pelourinho, Rua do Paço nº04)
Investimento: R$20 (com emissão de certificado)
Link do evento