Beyoncé e Jay-Z lançam álbum surpresa e clipe; assista
16 de junho de 2018
Família real britânica terá primeiro casamento gay da história em setembro
18 de junho de 2018

ONU pede ação para erradicar preconceito contra LGBTs

Um especialista em direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) pediu nesta segunda-feira (18) a todos os Estados-membros que tomem “ações urgentes” para erradicar a violência e discriminação contra a comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros).

Assim armou o novo relator especial da ONU para a proteção contra a violência e a discriminação baseada na orientação de gênero e identidade sexual, Victor Madrigal-Borloz, em seu primeiro discurso social perante a 38ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, que começou hoje em Genebra.

“A cada dia milhões de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e pessoas com outras identidades sexuais são submetidas a ações de grande crueldade unicamente baseadas em quem são ou ao que desejam ser”, sustentou Madrigal-Borloz.

Neste sentido, defendeu que “se opor a criar ações para proteger este coletivo dessa a lógica e qualquer justificativa”. O relator opinou que o estigma e os preconceitos, reforçados por leis e regulações discriminatórias, são “a raiz” da violência e da discriminação e garantiu que “nenhum país e nem região do mundo estão isentas desta praga”

O especialista denunciou que mais de 3 bilhões de pessoas vivem em países nos quais as leis ou outras medidas criminalizam seus cidadãos pela sua orientação sexual, por isso que considera que o reconhecimento do problema e a adoção de medidas efetivas comportariam uma “diferença significativa”. Por isso, pediu a todos os membros das Nações Unidas que escutem o
testemunho de pessoas afetadas pela discriminação e que “empreendam ações”.

Da Agência Brasil

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *