Alinne Rosa fará show dia 20 na San Sebastian
11 de janeiro de 2018
Ato pede fim da homofobia após bar de lésbicas ser atacado com pedradas
12 de janeiro de 2018

‘Quero que todas as mulheres sejam protagonistas’, diz Iza que faz show hoje em Salvador

A voz impactante que fazia covers de Beyoncé e outras estrelas no Youtube se empoderou, cresceu e transformou a carioca Iza, 26, na nova sensação do pop nacional. Os cabelos de coque e a maquiagem suave deram lugar às longas tranças que gingam nas coreografias de seus singles. Pesadão – o mais bombado do momento que ela gravou com Marcelo Falcão – já ultrapassa os 40 milhões de visualizações na plataforma de vídeos onde ficou conhecida desde 2013.

Queridinha do público LGBTQ+, Iza se apresenta nesta sexta-feira (12) no clube San Sebastian em Salvador. “Me relaciono bem demais com esse público. Minha música tem a função de divertir, mas também de passar a mensagem de representatividade”, disse a cantora em entrevista exclusiva ao canal Me Salte, do CORREIO, referindo-se às cantoras que temem ser rotuladas como preferidas dos gays.

Formada em Publicidade e Propaganda pela PUC-Rio, ela chegou a trabalhar como editora de vídeo, mas viu que seu talento era a música. Ainda nos primeiros meses desse ano ela promete lançar um novo álbum. “Acho que as pessoas vão poder me conhecer melhor. Existem várias vozes, várias emoções e vários ritmos diferentes no álbum e todos conversam entre si e me classificam muito bem”, afirma a cantora que se inspira em Elza Soares, Rhianna, Beyoncé, Donna Summer e Nina Simone na vida e na voz.

O protagonismo da mulher deve ser o eixo central do novo álbum. “Eu quero cada vez mais é conseguir oportunidades para que todas as mulheres tenham lugar de protagonismo também”, destaca Iza que tem estilo de canto e voz plurais como mostra na interpretação de I Put a Spell On You (de Nina Simone) e de Fool For You, que ela cantou com CeeLo Green no Rock in Rio.

Você tem trazido a temática do amor próprio e do empoderamento para sua música. Te assusta ser inspiração para tantas pessoas?
Saber disso é muito gratificante. Acho que a gente só tem noção do papel que exerce na vida das pessoas quando elas nos retornam as vivências delas com a nossa música, as experiências que elas tiveram lendo uma entrevista nossa ou o que sentiram quando nos viram na TV. Tem disso muito especial saber que, mais que inspiração, algumas pessoas se sentem representadas pelo meu trabalho.

Qual o diferencial que você acredita ser o da sua música?
Acredito que seja a verdade que a minha música passa. As coisas que acontecem na minha vida, as minhas vivências e meu ponto de vista, refletem no meu trabalho. Eu lembro da menina que eu fui quando era mais nova e sei como é importante me ver nos lugares, me sentir representada. Então, sempre que eu puder, vou estar passando essa mensagem através do meu trabalho.

Qual a música que você mais gosta de ouvir na sua voz? E na voz de outros artistas?
Difícil escolher uma música. Acho que do meu repertório, “Pesadão”, a mais recente, é que mais tenho gostado de ouvir.

O que mudou na sua relação com a música desde seus primeiros vídeos no Youtube?
A transição foi muito rápida, mas acho que veio no momento certo. Eu fico muito feliz de ver o meu trabalho gerando frutos e espero que isso seja só o começo. Algumas coisas já mudaram, claro, minha dedicação, meu tempo, minhas ideias, tudo muda.

Qual seu vídeo preferido daquela época?
Ah, não consigo escolher.

Te incomoda o fato de, como mulher negra que é artista, sempre você ser obrigada a comentar e falar sobre o racismo? Muitas vezes a temática é sempre recorrente e acaba-se ‘esquecendo’ de abordar a parte musical?
Não me incomoda. Acho que se tem conquistado muito em prol da mulher, principalmente da mulher negra. Acredito que a gente ainda é, sim, a parcela da população que mais sofre com homicídios, com preconceito, com racismo e com o machismo. Então, eu quero cada vez mais é conseguir oportunidades para que todas as mulheres tenham lugar de protagonismo também.

IZA 2

Você tem chamado atenção também pelos looks incríveis, especialmente do público LGBT. Você ajuda sua stylist Bianca Jahara a escolhê-los? Qual sua peça preferida?
Eu sempre adorei moda, mas a Bianca me ajudou muito a sofisticar o olhar e também a entender exatamente o que eu queria passar com as minhas roupas. Elas refletem o meu humor, meu estilo e quem eu sou. Eu e a Bianca sempre trocamos referências e trabalhamos juntas. Nada é feito sem a minha participação, a Bia entende meu estilo e entende que não só tem que combinar comigo, mas tem que combinar naquele dia também.

Suas tranças são sua marca. Você está concluindo o processo de transição capilar. Como foi essa decisão? Como espera que o público te receba depois da transição?
Eu tô louca para colocar meus cabelos crespos, enormes e longos pra todo mundo ver. Essa decisão veio depois de um longo processo de autoconhecimento. Antes eu não me sentia bem com minha cor, minhas formas, meu cabelo. Hoje eu me olho no espelho e amo o que vejo. Eu me sinto bem comigo mesma de qualquer jeito, e é isso que eu quero mostrar pra todo mundo.

IZA 1

Quem são as mulheres que inspiram você?
Muitas. Elza Soares, Rhianna, Beyoncé, Donna Summer, Nina Simone, todas elas me inspiram pela força e pelo papel que exercem na música também, pela coragem de cada uma. Além delas, minha tia avó Lourdes, minha tia Nancy, minhas tias Leila e Teresa e minha mãe, principalmente, foram mulheres que me inspiram muito também.

Se jogue:
San Sebastian. Hoje, às 23h. Ingressos: R$ 40. À venda no local e no site 

 

Assista 10 vídeos que mostram a pluralidade da interpretação de Iza

1. Beyoncé – Flawless / Rihanna – Rude Boy (IZA Cover) – MINHAPREFERIDA!

2. IZA – I Put a Spell On You

3. IZA Feat. CeeLo Green – Fool For You | Live At Rock In Rio

4. IZA – Pesadão (Participação especial Marcelo Falcão)

5. Sam Smith – Stay With Me (IZA Cover)

6. Beyoncé – XO (IZA Cover)

7. IZA – Esse Brilho É Meu

8.Adele – Hello (IZA Cover)

9. Demi Lovato – Cool For The Summer (IZA Cover)

10. IZA – Te Pegar (Clipe Oficial)

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *