Aplicativo enviará à CGU denúncias de agressão e discriminação a pessoas LGBTI+
21 de dezembro de 2017
Márcia Castro é a convidada do Cortejo Afro
21 de dezembro de 2017

Deputados baianos aprovam criação do ‘Dia Estadual do Orgulho Heterossexual’

“Pense num absurdo, na Bahia tem precedente”, dizia Otávio Mangabeira, governador do Estado entre 1947 e 1951. Pois hoje, décadas depois, olha só a notícia sai da Assembleia Legislativa da Bahia: a Comissão de Constituição e Justiça aprovou, ontem, o projeto de lei proposto pelo deputado estadual pastor Sargento Isidório (PSC) para instituir o ‘Dia Estadual do Orgulho Heterossexual. A data escolhida para comemorar foi o terceiro domingo de dezembro.

“Estamos na vigência da semana dessa data muito importante que visa entre outros fatos valorizar a preservação da espécie humana, acabando assim com qualquer tipo de discriminação contra os heterossexuais. Além de sublimar a livre manifestação das famílias, daqueles que respeitam as opções sexuais de quem quer que seja, mas querem deixar claro a sua opção e não irão se envergonhar dela: HOMEM + MULHER = FILHOS”, afirmou o deputado, através da sua assessoria de comunicação. O deputado – que afirma ser ex-gay – fez a proposição do projeto em 2015. Um detalhe dentro dessa argumentação do deputado: ser LGBTQ+ não é vergonha nenhuma.

A notícia soa como algo estranho, mas como diz – ironicamente – um amigo meu: ‘ser hetero deve ser tão difícil que eles realmente precisam de um dia para comemorar’. Resta saber se a data será igual a parada LGBT+ com trios de celebração. Qual será a trilha sonora? Quais serão as demandas? Respeito é fundamental, mas é importante lembrar aos heteros que respeito deve ser dos dois lados. Nenhum problema em ter um orgulho hetero. O que não pode é usar disso como ferramenta para atacar os LGBT. #FicaADica

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

10 Comentários

  1. Márcio disse:

    Preguiça dessa coluna. Não sei pra que existe

  2. Almeida disse:

    Agora sim!! Apoio! porque tanTa perplexidade? Nos respeitem também!
    Cada um busca seu reconhecimento!
    Diante desse imperativismo homossexual nada mais justo do que O Dia do Orgulho Hétero!
    Direitos iguais!
    Porque só de um lado?
    SOU HÉTERO COM MUITO ORGULHO E RESPEITO OS GAYS, E DAÍ?

    • Nelson Cravo disse:

      Todos os dias é dia de orgulho hétero. Ter apenas um dia para celebrar publicamente a heterossexualidade, não faz muito sentido. Li um artigo esclarecedor no entendimento deste assunto que vou transcrever a seguir: “PQ não precisa de um dia para expressar o orgulho hétero. Porque ninguém está mexendo nas suas coisas ou ameaçando tirá-las de você. Porque sua orientação sexual não está correndo riscos. Porque você tem e vai continuar tendo todo o direito de andar de mãos dadas, beijar, casar com alguém do sexo oposto, adotar uma criança, e ninguém vai te olhar feio. Ninguém vai te expulsar do recinto, ninguém vai te bater ou matar, ninguém vai querer te transformar, ninguém vai dizer que se envergonha de ser seu pai/mãe, ninguém vai pensar que sua orientação sexual é depravada ou relacioná-la à pedofilia, ninguém vai te despedir do emprego por causa da sua heterossexualidade, ninguém vai dizer que o que você faz é pecado e que você vai arder no inferno por conta disso. Ou seja, você não precisa de uma data específica pra defender sua orientação sexual. Ela não está sob ataque. Todo santo dia você está mostrando seu orgulho hétero. Todo dia é um desfile sem fim pra você. Então, em vez de se orgulhar do seu privilégio, que tal envergonhar-se de viver numa sociedade que insiste em negar direitos a quem não é “normal” como você?” Mas, se ainda assim, achar necessário estabelecer um dia, que assim seja.

    • Oliveira disse:

      Na verdade não haveria necessidade de existir dia nem do orgulho gay nem hétero ,as pessoas tem que respeitar uns aos outros independente de sua orientação sexual.Porém os que se intitulam LGBT buscam serem respeitados desrespeitando os outros gêneros
      achando que afrontar os que não compartilham da mesma orientação sexual e sonhar que o “mundo é gay” é buscar respeito e ai criam o caus e mais falta de respeito a classe.

      E respondendo a pergunta sobre o tipo de musica que tocaria em uma para do orgulho hétero: todas que exaltem a moral,a ordem e a decência familiar. existem inúmeras.

  3. Raimundo Mattos disse:

    Coisa de quem não tem o que fazer! Sou hetero simplesmente, não preciso de auto-afirmação! Nunca ninguém precisou de proteção por ser hetero, esse sempre foi o problema dos homossexuais! Deputados, usem seu tempo para honrar seu já combalido mandato antes que a PF chegue!

  4. disse:

    Ué? Quem propôs foi um deputado que se intitula ex-gay (se é que existe ex-gay). Porque a surpresa? Ele só quer chamar a atenção, se aparecer, como muitos, independente de opção ou gênero sexual. A sociedade precisa é de respeito e de humanidade.

  5. França disse:

    Muito bom, gostei…

    Esse assunto de homossexualidade tem ganhado tanta força que nós, héteros,
    quase não temos mais voz, nem preferencias, nem gostos, pois tudo vira homofobia ou discurso de ódio!!!

    A trilha não importa, nem as demandas… O importante é se divertir e que o respeito impere!!!

  6. Brito disse:

    Onde está o ataque??? Acho que o(a) jornalista se equivocou na interpretação. Hetero com orgulho!!!!!

  7. Renato disse:

    Muito bem é isso ai mesmo, igualdade de direitos se os LGBTtem o dia pra celebrar o orgulho deles, porque quem é Hetero não pode? esta charge so mostra o quantos os gays são hipocritas, eles querem ser respeitados mais debocham dos direitos dos outros…Sou Hétero e defendo o que deus deixou HOMEM + MULHER = FAMILIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *