Os direitos da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros) e o combate à LGBTfobia serão tema de audiência pública nesta segunda-feira (13), às 14h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador. Organizado pelo mandato do vereador e líder da bancada de oposição José Trindade (PSL), em parceria com o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03), o evento servirá também para colher contribuições da sociedade civil para um projeto de lei que o parlamentar pretende apresentar na casa legislativa em breve.
Em fase de elaboração, a proposição prevê a reserva de vagas para pessoas transexuais no quadro de servidores da Prefeitura Municipal de Salvador. O objetivo da audiência pública, destaca Trindade, é discutir a promoção dos direitos dessa população e o combate à discriminação. Por isso, explica o vereador, o mandato procurou parceria com o CRP-03, instituição respeitada na defesa dos direitos humanos. Foram convidados para compor a mesa o psicólogo e conselheiro da Comissão de Direitos Humanos do CRP-03, Anderson Fontes, a secretária-executiva do Conselho Estadual LGBT, Rebeca Benevides, a presidente da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), Keila Simpson, o vice-presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB-BA, Leandro Lopes, o médico Fernando Meira e os pesquisadores do grupo Cultura e Sexualidade da Ufba (CUS), Viviane Vergueiro e Gilmaro Nogueira.
Na ocasião, também será reservado um momento para homenagear o ativista LGBT e universitário Felipe Doss, morto na última quinta-feira, 9, em um assalto na Federação. Militante estudantil, Doss era conhecido pela dedicação à causa e militava no coletivo Kiu!.