O corpo nu sempre foi, é e será algo de muitos questionamentos e pudores. Pensando em questionar essas razões e levantar discussões sobre o corpo humano, seu lugar na arte e a censura da nudez que o ator e performer Hugo Godinho, 32, resolveu lançar um projeto onde será fotografado por 100 diferentes profissionais do Brasil com uma única coisa em comum: em todos os ensaios ele estará em roupa.
O projeto 100 NUDE Shoots (of Hugo) ” em português, 100 Ensaios NUS (de Hugo) – foi lançado em março e esse mês de agosto terá o olhar de três fotógrafos baianos que irão fotografar Hugo na Bahia: Roberto Abreu, Arthur Scovino e Vinny Soares. “O projeto ainda está em andamento, apenas no começo. Até o momento foram produzidos 16 ensaios. Para completar o projeto com os 100 ensaios, imagino levar até 2 anos”, explica Hugo, em entrevista ao Me Salte.
Hugo relata que foi no palco da companhia teatral Os Satyros que aprendeu a se expor sem pudor. “O grupo tornou-se notório por usar a nudez, entre outros recursos performativos, como instrumento narrativo da realidade. Na nossa sociedade repressora e machista, poder usar o próprio corpo livremente é extremamente empoderador. Quando paramos para pensar, não há motivo racional para o homem ter que esconder seu corpo ou as ações que realiza com ele, inclusive as sexuais. Assim eu pude descobrir ” aos meus trinta e poucos anos ” meu desejo e minha capacidade de contar histórias e passar mensagens importantes através da atuação, da performance e das artes visuais.
OÂ ator já foi retratado por artistas como Fernando Schlaepfer, João Hannuch, Fabio da Motta, Vitor Barão, Rodrigo Ladeira, Ricardo Rico, Chico Castro, João Teles, Hélio Beltranio, Rony Hernandes, Gustavo Lopes, André Stefano e os estrangeiros Lucas Ferrier e Luca Serradura. Para alguns dos ensaios, Hugo foi acompanhado do marido ” o arquiteto e bailarino Rodolfo Brunhari ” e outros modelos convidados.
Ser retratado nu é fazer-se voluntariamente vulnerável, transformando-se em uma página em branco a serviço da visão de outro, sujeitando-se à sua direção, deixando-se retratar como o outro te enxerga. Um verdadeiro exercício de desapego, conta Hugo.
Hugo Godinho tem 32 anos, é formado em administração mas largou a carreira nas corporações para se dedicar à arte e à culinária. “O ensaio mais demorado talvez seja o que está sendo produzido em etapas com o artista Shaffer, criador do projeto Lightrapping. Estamos fazendo fotos noturnas em lugares públicos da cidade de São Paulo, então é um processo lento, pois procuramos garantir a segurança durante a sessão de fotos, evitando que sejamos vistos por pessoas que podem nos atrapalhar. Já fizemos duas sessões em dias diferentes, mas até completar o ensaio, devemos fazer mais algumas seções, cada uma em um local diferente da cidade”, explica.
Veja algumas fotos que compõem o projeto
Além do site oficial (100nudeshoots.com.br) e das redes sociais citadas, o projeto também está presente no snapchat (hdgodinho) e no periscope (@100nudeshoots), onde são transmitidos o making-of ao vivo dos ensaios. Entre os planos para o projeto estão também a produção de vídeos, exposições e um livro.