Prêmio CORREIO de Futuro: começo de tudo

Prêmio CORREIO de Futuro: começo de tudo

Palestra na universidade, ideia, elaboração, reuniões e mais reuniões, grupos no WhatsApp, projeto definido, inscrição concluída. Do dia em que o projeto foi apresentado em uma palestra no auditório da Unifacs CTN, até o dia em que a inscrição foi concluída o Leitor Pauteiro passou por um caminho muito árduo de criticas e sugestões de diversos profissionais, professores, alunos e amigos.

Foram três etapas de um processo seletivo,onde competíamos com outros projetos muito bem estruturados. Quase não acreditamos quando fomos selecionados para a final. Fizemos a segunda etapa da seleção na segunda-feira, recebemos a resposta que estávamos na final na terça-feira à noite e tivemos quarta e quinta-feira para elaborar a apresentação para pitch final.

5DC4310E-872D-4AB0-87C8-D7E6EDEBEB08Fernando, Elisa, Ícaro e Diogo

Deu tudo certo para apresentação, chegamos no horário e apresentamos o pitch no tempo exato. Mas quem viu Ícaro na sexta-feira preparadíssimo para o pitch final não conhece os bastidores dessa apresentação. Os meninos estavam em final de semestre, e tinham uma apresentação na sexta pela manhã, no horário que deveríamos estar no Correio para a apresentação. Enviamos um email para a professora que aplicava a matéria e pedimos para que ela permitisse que os meninos apresentassem logo no incio da aula para dar tempo de chegar ao Correio.

Então de quinta para sexta, enquanto os meninos terminavam a apresentação do trabalho, eu elaborava o slide, sempre buscando a ajuda deles. Quando conseguimos finalizar tudo para a apresentação faltava poucas horas para o horário de levantar e correr para a apresentação.

Com a compreensão da professora, eles conseguiram apresentar o trabalho primeiro e saímos faltando 40 minutos para o horário marcado. Atravessamos do campus da UNEB no Cabula até a Federação em pleno horário de pico.

No caminho eu estava super nervosa, Ícaro concentrado dirigindo e Diogo e Fernando fazendo brincadeiras para me acalmar. Quando finalmente chegamos lá que o nervosismo realmente bateu. O auditório estava cheio, a jornalista do La Nación Florencia Coelho estava lá, tudo estava se concretizando.

Fomos os últimos a apresentar, quando chegou a nossa vez segurei a mão de Diogo e Fernando e nem queria olhar. Confesso que o momento da apresentação é uma imagem em branco. Estava tão nervosa que nem queria olhar, aquele momento era o mais importante de toda a competição, tinha tanta gente torcendo, tantas pessoas que acreditaram no Leitor Pauteiro assim como nós que não poderíamos falhar.

Terminado a apresentação, chegou a hora da reunião dos jurados. Momento mais tenso que passei em anos. Era para ser uma reunião rápida, mas a competição estava muito acirrada, com muitos projetos excelentes e a reunião passou muito do tempo planejado.

Quando, finalmente, os jurados voltaram não existia uma parte dentro de mim que não estivesse tremendo. Lembro que Moara foi a pessoa que estava sempre em contato com a gente para informar das etapas do processo de seleção, passou por mim e perguntou se estava muito nervosa. Sorri e falei que ela nem imaginava! E Realmente, acho que ninguém estava tão ansioso naquele auditório como eu.

Quando todos sentaram que Juan começou a falar de como foi difícil a deliberação, meu coração parou. Quando chamou o segundo e terceiro lugar, lembro que surgiu um nó no estomago e um pensamento de que “pode ser a gente”. Até que o suspense acabou e o grito dos meninos que me tirou do transe, não acreditei quando chamaram o Leitor Pauteiro.

Dentro de tantas opções muito bem elaboradas, o nosso projeto era o selecionado. Foram tantas emoções na hora, tanto carinho que recebemos, tantas mensagens e felicitações de todos que estavam torcendo. Um carinho que realmente fez a diferença não só para mim, mas para os meninos também.