A importância do pauteiro

pauteiro

 

Em palestra na quinta-feira (29/09), pouco antes de os integrantes da 11ª turma do Correio de Futuro visitarem a Odebrecht (especificamente o Núcleo de Cultura e o Programa de Educação Ambiental), a editora-chefe do jornal Correio, Linda Bezerra, deu uma palestra muito interessante sobre pauta, e sua importância dentro do jornalismo.  Para ela, o pauteiro é como se fosse um “poeta”.

Assim como o poeta, o pauteiro tira suas ideias do cotidiano. Pautar seria, segundo a editora, estar atento ao cotidiano. Mais importante: pautar é ter o olhar de leitor.

“O pauteiro é, antes de tudo, um leitor”. Essa lição é muito importante. Sem um bom pauteiro, o jornal diário está fadado a cobrir apenas os assuntos do dia, sem nenhum diferencial em relação aos outros jornais. O pauteiro é aquele que vê a noticia onde ninguém mais vê.

Na complexidade dos acontecimentos, o pauteiro consegue captar um assunto que pode ser transformado em reportagem. Esse é o olhar diferenciado que torna o jornal diário algo original, algo que vai além da cobertura factual.

Por isso faz sentido quando Linda diz que o pauteiro é um “poeta”.  Assim como a poesia, a pauta é uma criação que surge de um olhar especial do cotidiano.

Na visita à Odebrecht, tivemos que exercitar nosso “olhar especial” do cotidiano e sugerir pautas com base nessas visitas. Foi um exercício incrível.

Na Ecotrilha (ou Programa de Educação Ambiental), pensei em uma pauta que envolvesse economia ambiental, tendo em vista que programas de conscientização ambiental são muito importantes para a sustentabilidade.

Com base na entrevista do engenheiro ambiental Pedro Moreira (nosso guia pela Ecotrilha), pensei na criação de uma reportagem de serviço que apontasse PEAs pela cidade, com o intuito de conscientizar o cidadão acerca da sustentabilidade.