Foto: Fernanda Lima

Foto: Fernanda Lima

 

A mão do editor pesa, e muito, na qualidade das reportagens publicadas no portal online do jornal CORREIO. Desde 2009 na empresa, quando foi convidada para participar do processo de integração das redações impressa e digital do veículo, a editora Caroline Neves comprova a importância desse profissional para produção de conteúdos.

Associado à rapidez, o jornalismo online, não por isso, deve desprezar preceitos básicos do ofício – como a boa apuração e a escolha de temas relevantes ao leitor. Carol, então, dedica-se diariamente à filtragem de assuntos interessantes, à correção de matérias publicadas na página digital do jornal e à elaboração de notas que permitem a rotatividade no site.

A rotina da editora também inclui o monitoramento de acessos ao portal e publicações frequentes nas redes sociais do veículo, atividades que confirmam o caráter multifacetado do jornalismo contemporâneo.

Quando a agenda permite, Carol elabora reportagens para a página. Na teia dos principais assuntos abordados por ela, está a tecnologia, segundo me contou neste primeiro dia de imersão.

As funções, frise-se, precisam ser equacionadas com o fator tempo. Entre uma notícia e outra, o intervalo máximo é de 30 minutos.