O Correio* também tem seu Bazar

O Correio* também tem seu Bazar

Além das editorias diárias, um jornal pode contar também com suplementos, que são cadernos que, na maioria dos casos saem semanalmente. O Correio* tem três desses: o Autos, sobre automóveis, o Imóveis, com nome autoexplicativo e o Bazar e Cia, um caderno de variedades. É deste último que vamos falar agora.

Gabriela Cruz é editora do Bazar e já cobriu os principais desfiles de moda do país

Gabriela Cruz é editora do Bazar e já cobriu os principais desfiles de moda do país

O Bazar tem doze anos e, nele, podem ser encontradas matérias sobre moda, beleza, decoração, comportamento, turismo e pets. Gabriela Cruz é uma da das editoras, ao lado de Paula Magalhães. Outros quatro profissionais completam o time, entre eles um produtor de moda e uma fotógrafa, que é exclusiva do suplemento. O caderno tem uma rotina diferente da maioria do jornal, a começar pelo fato de que todos, com exceção da fotógrafa escrevem para o caderno (geralmente, editores não escrevem muito para seus cadernos), sem divisão de temas, ou seja, quem escreve sobre moda em uma semana pode fazer uma matéria de turismo ou decoração na semana seguinte. O caderno fecha toda sexta-feira para estar nas bancas junto com o jornal no domingo.

O público do Bazar é essencialmente feminino, e a preferência das leitoras é por textos de moda, turismo, decoração e beleza, nessa ordem, segundo a editora. O caderno tem a filosofia de propagar o consumo consciente, indo além das pautas sobre as grandes grifes, mostrando às leitoras informações sobre as tendências de moda, como surgiram e como estão sendo usadas, para que elas próprias possam escolher onde comprar, seja na grife caríssima, seja na loja de departamento do shopping. Em matérias de decoração, Gabriela diz que o caderno sempre dá dicas para a leitora de como fazer em casa algo que seja uma tendência sem precisar gastar muito. Dessa forma, o suplemento alcança todas as classes sociais.

Portanto, ao comprar o jornal de domingo e abrir o Bazar para ver a cobertura de um desfile de moda badalado, fique sabendo que vai encontrar muito mais que cabides humanos em fotografias. Talvez um texto esteja explicando como o Black and White voltou com tanta força à moda, talvez veja um editorial com empreguetes baianas ou ainda, quem sabe, entrevistas com pessoas pelas ruas opinando sobre as roupas da delegada Helô. Daí então, é só se divertir.