O ciclo de palestras dessa primeira semana do programa Correio de Futuro foi encerrado na quinta-feira (13) com o editor de economia e colunista do Correio*, Flávio Oliveira. O jornalista que já passou por outros veículos de comunicação e assessorias abordou, entre outros assuntos, o trabalho e a rotina na editoria de economia. Flávio também pontou que, no jornalismo, além de economia, é necessário estar preparado para falar sobre todos os assuntos. Apesar da dificuldade inicial de algumas pessoas em lidar com os termos utilizados em alguns temas do jornalismo econômico, é importante buscar informações para ter familiaridade com o tipo de linguagem empregado nesses textos.
Flávio também explicou o significado de algumas expressões do “economês”, como Macroeconomia que é o estudo da economia como um todo, o estudo dos fenômenos que englobam toda a economia e as debêntures que são títulos de dívidas, de médio e longo prazo, que confere a seu detentor um direito de crédito contra a companhia emissora. Quem investe em debêntures se torna credor dessas companhias. Sobre as debêntures, lembrei de um comercial de um banco em que um jogador de futebol, ao final do jogo, é questionado por jornalistas esportivos sobre a partida em questão. Como resposta, o jogador cita termos do “economês”, entre eles as debêntures.
Lembrei da minha reação assistindo ao comercial, que foi a mesma reação dos jornalistas esportivos que não estavam preparados para discutir o tema da resposta do jogador. Fiquei curioso para conhecer os significados dos termos utilizados pelo atleta no comercial e fui pesquisar. Voltando a palestra, quando Flávio citou alguns termos, principalmente as debêntures, dois pontos expostos por ele no bate-papo me chamaram atenção também. Primeiro, o jornalista deve estar pronto para escrever sobre qualquer assunto, do esporte a economia, da editoria de policia a editoria de política. E para abordar qualquer assunto, o profissional de jornalismo deve buscar recursos capazes de satisfazer as suas dúvidas. No caso do jornalismo econômico, Flávio deu dicas como ler sobre o assunto em jornais e revistas.
Já na sexta-feira (14) nos reunimos com as professoras, no prédio da Agência de Notícias da Faculdade Social da Bahia (FSBA), para discutir os pontos positivos e negativos das palestras da semana. Além disso, o encontro serviu também para começar a pensar sobre os produtos que nós, “os futuros”, vamos produzir durante o programa.