Ela voltou! Depois de 2 anos de suspensão em razão da pandemia, em 2022, Salvador voltará a receber a Marcha do Orgulho Trans da Bahia. Em sua 3º edição, a Marcha terá como tema “Pela Implementação das propostas da carta aberta da comunidade trans”.
A Marcha tem o objetivo de reivindicar a imediata implementação, por parte do poder público, das diversas propostas elencadas numa carta divulgada pela Atração no mês de junho, que reúne demandas da população trans nas áreas de Saúde, Educação, Segurança Pública e Emprego.
São propostas como a abertura de uma casa de acolhimento, a distribuição gratuita de hormônios e a ampliação dos atendimentos nos ambulatórios trans do estado, que são essenciais para a população trans.
A marcha será realizada no dia 7 de setembro. A concentração será no Casarão da Diversidade às 13h, e às 14h a marcha se iniciará, saindo primeiramente do Casarão até a Câmara dos Vereadores e em seguida subindo a Avenida Carlos Gomes até o Carmém Bar. Já no Carmén Lounge Bar, haverá uma feijoada gratuita para as pessoas que acompanharam a marcha.
A Marcha foi pensada a partir da potência que fora a Marcha do Orgulho Trans de SP (junho), onde esta população esteve em primeiro plano, marchando com o orgulho de ser trans, nas ruas da maior cidade do país. Neste sentido, o objetivo é a visibilidade positiva, o empoderamento, o lugar de fala e sensibilizar a sociedade baiana sobre os direitos das pessoas trans. Vale destacar que esta marcha é fruto da organização de um processo coletivo de pessoas trans de diversos espaços e regiões da Bahia.