Em comunicado publicado em seu instagram, Sofia, neta de Astrud Gilberto comunicou a morte da cantora aos 83 anos, nos EUA onde vivia há muitos anos. “Minha vovó Astrud Gilberto fez essa música pra mim, se chama Linda Sofia. Inclusive, ela queria que meu nome fosse Linda Sofia. A vida é linda, como diz a música, mas venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje e está ao lado do meu avô João Gilberto”.
Batizada como Astrud Evangelina Weinert ela nasceu em Salvador, no dia 29 de março de 1940. Foi casada com o também baiano de Juazeiro, João Gilberto (1931-2019), entre 1959 a 1964, com quem teve um filho, o músico João Marcelo Gilberto, de 63 anos, pai de Sofia com a produtora cultural e roteirista Adriana Magalhães. Ela é filha de mãe brasileira com pai alemão. Seu álbum mais conhecido é “The Astrud Gilberto Album”, de 1965, que tem Tom Jobim no violão e João Donato no piano.
“Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo. Foi a pioneira e a melhor. Aos 22 anos, deu voz à versão em inglês de “Garota de Ipanema” (Tom Jobim/Vinicius de Moraes) e ganhou fama internacional. A música, um hino da bossa nova, se consagrou como a segunda mais tocada em todo o mundo principalmente por sua causa. Amo e amarei Astrud eternamente e ela foi o rosto e a voz da bossa nova na maior parte do planeta. Astrud estará para sempre em nossos corações e neste momento temos que celebrar Astrud.” completa Sofia.