O ensaísta e antropólogo Antonio Risério vai apresentar a partir de junho um programa inédito – ‘O sumiço do mestiço’ -, Risério dá continuidade às conversas sobre as tramas sociopolíticas e culturais do Brasil, enfatizando a necessidade de responsabilidade crítica para lidar com o presente. Fala Risério:
” Entre os clichês atualmente mais utilizados pelo jornalismo identitarista que tomou conta da mídia brasileira, encontramos invariavelmente a frase: “estamos passando a história do Brasil a limpo”. Mas uma pergunta óbvia não costuma ser feita a essas estrelas e subestrelas midiáticas: como é que elas podem pensar em “passar a limpo” uma coisa que não conhecem?
Com sua ignorância sobre a matéria, ao contrário, prestam um desserviço nefasto e funesto à nação: formam uma opinião pública passando, como se fosse real, uma imagem fantasiosa e ideologicamente comprometida do que seja o Brasil. É assim que assistimos a um vasto desfile de distorções e falsificações da vida brasileira, nas suas mais diversas dimensões.
Entre tais falsificações grosseiras, impostas pelo imperialismo cultural norte-americano, está a redução do Brasil a um estatuto de nação bicolor, a um mundo habitado exclusivamente por “brancos” e “negros”, como se não fôssemos uma nação onde as massas mestiças representam a grande maioria da população do país. Esta fantasia ideológica do Brasil bicolor dividido entre brancos e não-brancos vai surgir, ironicamente, no campo da sociologia marxista da USP – e se estender até ao esquerdismo identitarista de nossos dias.
E o caminho é feito de fraudes e leituras equivocadas – sobre o abolicionismo, o pós-13 de Maio, o negro na sociedade capitalista, etc., etc. O objetivo do curso O SUMIÇO DO MESTIÇO é justamente o de providenciar algumas correções de voo mais do que necessárias sobre alguns dos temas com que nos vemos à volta atualmente. Em linguagem clara e direta. E com conhecimento dos fatos.
Para confirmar a participação, basta realizar uma transferência para a chave pix
estudiovaral710@gmail.com – enviando o comprovante para o mesmo e-mail. O curso completo custa R$500. Estudantes, mediante comprovação, pagam R$350.