Novos desafios – Blog do Marrom

Novos desafios

Novos desafios

Esse material quem me enviou foi a querida jornalista Bruna Varjão:

“Estar próximo ao processo de aprendizagem dos filhos gera ganhos para a família e escola. No entanto, é preciso entender os limites desse acompanhamento para que não haja interferência na metodologia da instituição de ensino e, consequentemente, na formação do aluno. Por isso, conhecer a filosofia e os valores das escolas antes de matricular as crianças são aspectos fundamentais que devem ser levados em conta pelos pais antes de tomar a decisão.

O diretor pedagógico da Land School, Marcelo Tavares (foto), que também é professor de História, explica que é importante que as famílias avaliem se as metodologias aplicadas pelas instituições de ensino estão de acordo com o que elas acreditam. “A pandemia acentuou um processo em que colocou as pessoas expostas à muita informação. Na área de educação, com as aulas realizadas de forma remota, os pais estiveram muito próximos desse processo de aprendizagem, o que gerou um fenômeno interessante de questionamento das metodologias dos nossos professores”, diz Marcelo, que tem mais de 20 anos de sala de aula e quase 10 como gestor educacional.

Na avaliação dele, as famílias acabaram desenvolvendo frustrações diante desse período, frente à realidade imposta pela pandemia. “Elas viram seus filhos dentro de casa, sem poder brincar com os amigos, e isso gerou, na minha visão enquanto educador, uma necessidade de compensar essa frustração. O que acontece, então, é que os pais levam suas visões subjetivas para os processos utilizados nas instituições. Estamos hoje vivendo o momento de recuperar a confiança das famílias”, aponta.

E isso, ainda conforme observa o diretor, traz à tona uma outra situação, que é a maneira como as famílias enxergam o espaço escolar. “A escola é um simulacro da vida. Então, os alunos vão passar por momentos de felicidade, serão acolhidos, mas também passarão por frustrações e aprendizados. Hoje em dia, porém, as famílias têm combatido essa experiência que a escola proporciona e que é importante para o processo de crescimento do aluno”, destaca.

Visando promover diálogo e entendimento, os colégios Gurilândia e Land School, ambos com unidades em Salvador, vão abrir as portas para o público externo que ainda não conhece as instituições e promover uma vivência sobre a metodologia e infraestrutura oferecidas pelo grupo de ensino premium presente em mais de 20 países. Batizado de Open Day, a iniciativa será realizada no próximo dia 27 de maio.

Dessa forma, prossegue Marcelo, é importante encontrar esse equilíbrio entre a expectativa das famílias e a metodologia da escola.  “Durante o Open Day, os responsáveis e seus filhos poderão conhecer as escolas e rotina dos alunos. Serão apresentados os projetos pedagógicos, atividades extracurriculares, eventos culturais e esportivos, além de conhecerem os profissionais envolvidos no processo educacional. É uma oportunidade de conhecer a escola que abre as portas do mundo para o seu filho, formando cidadãos globais, preparados para o futuro”, ressalta.

Nas duas instituições, as equipes estarão disponíveis para tratar sobre a proposta pedagógica e processo de admissão em cada instituição de ensino.

Serviço
Open Day

Gurilândia
Local – Federação (avenida Cardeal da Silva, 1451) e Pituba (avenida Miguel Navarro y Canizares, 11)
Horário – 9h
Público-alvo – alunos do G1 ao 5º ano
Inscrições no link: bit.ly/guri-openday-maio

Land School
Local – Federação (Rua José Wilson de Vasconcelos, 05
Horário – 8h às 10h
Público-alvo – alunos do 6º ano ao 12º ano ( (3ª série do ensino médio)
Inscrições no link: bit.ly/land-openday-maio