Recebi da querida jornalista Samuelita Santana essa nota que publico na integra:
“A Banda de Boca, grupo baiano que usa a voz como instrumento, ganhou o Oscar da música a capella. O Prêmio de Melhor Álbum 2023 concedido pelo Contemporary A Capella Recording Awards (CARA) foi para o “No Breu”, álbum mais recente da Banda de Boca, gravado durante o forte período da pandemia. Todos os anos, o Contemporary A Capella Society premia o melhor da música a capella gravada no mundo, durante evento realizado em Boston, nos Estados Unidos.
A Banda de Boca foi indicada em três categorias: Best Folk/World Album, conquistando o primeiríssimo lugar com “Nu Breu”, ficando ainda em segundo lugar no Best Folk/World Song, com a música “Filhos da Mãe”, de Raimundo Sodré e Marcelo Machado. A banda foi indicada também para o Best Classical/Tradicional Song, com a música Bachianas Brasileiras nº5, de Villa Lobos.
Segundo Hiran Monteiro, maestro e criador da Banda de Boca, o prêmio concedido pelo CARA é um reconhecimento extraordinário ao trabalho que o grupo realiza desde 1999 e brinda a Bahia com o melhor da música a capella. Ele conta que “No Breu”, construído entre 2019 e 2022, em pleno pico da pandemia, é considerado o disco mais “raiz” da banda, com três pilares bem distintos: os ritmos africanos, a música clássica e o flerte que o grupo sempre manteve com a harmonia jazzy. “No Breu é tudo isso, è música, poesia e pintura no escuro”, diz Hiran Monteiro, pontuando ser uma arte “que não enxerga muros”.
Uma dica para quem ainda não conferiu o “Nu Breu”: o álbum está disponível em todas as plataformas digitais.
Site Oficial do CASA – Contemporary A Cappella Society
Link da Premiação: https://casa.org/2023-contemporary-a-cappella-recording-awards-results/
Foto: Uenderson Brittes |