Uma homenagem a Nélida Pinõn inicia a temporada do Clube de Leitura CCBB 2023, cujo primeiro encontro acontece no Dia Internacional da Mulher. Os escritores Antônio Torres, Lilian Fontes e, em participação virtual, Ana Maria Machado se unem para ler e lembrar Nélida, primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras. O livro da escritora, que morreu no final de 2022, a ser comentado no Clube será “O Calor das Coisas”, escolhido pelo próprio público no Twitter do CCBB RJ (ccbb_rj), em enquete feita em meados de fevereiro. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil.
A plateia terá a oportunidade de ouvir um grande leitor e escritor, Antônio Torres, conversar sobre vida e obra de uma grande autora. Além de colegas na Academia Brasileira de Letras, Torres tinha por Nélida uma grande admiração e escreveu algumas vezes sobre sua obra. “Nestes ensaios, Torres diz que ela é um dos maiores nomes da literatura em língua portuguesa, em estilo e participação da memória histórica da América Latina”, reforça a curadora do Clube de Leitura CCBB 2023, Suzana Vargas. O Clube de Leitura contará também com a participação especial da escritora e professora Lilian Fontes, estudiosa da obra de Nélida, de quem Lilian era também amiga.
Mensalmente, o Clube de Leitura CCBB 2023 terá um convidado virtual. Nesta edição inaugural, quem marca presença é a acadêmica, romancista e jornalista Ana Maria Machado, colega de Nélida Piñon e Antônio Torres na Academia Brasileira de Letras, e que fará perguntas do telão aos convidados.
Nélida Piñon é um dos nomes mais importantes da ficção brasileira surgido nas décadas de 70/80 cuja obra, traduzida em mais de 30 países, continuou repercutindo neste século. Contista, romancista, cronista, conquistou vários prêmios nacionais, como o Jabuti e o APCA, e internacionais, entre eles o Prêmio Juan Rulfo (México), o Príncipe de Astúrias (Espanha) e o Prêmio Vergílio Ferreira, em Portugal.