O Olodum está prontíssimo para balançar as ruas de Salvador durante o Carnaval. Na prévia final para a folia baiana, a maior banda percussiva do mundo sacodiu o Largo da Tieta, no Pelourinho, na mais que tradicional Terça de Benção, uma alusão a missa afro-baiana que acontece na igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos todas as terças, às 06h da tarde, no Pelô.
Além do samba-reggae, o balanço do Olodum teve uma pitada de axé com a participação de Gilmelândia, de reggae com Adão Negro, e muita nostalgia com a presença de Jau, que iniciou a carreira no próprio Olodum, como autor e intérprete, aos 17 anos. Quem também passou por lá foi Bi Ribeiro dos Paralamas.
Algumas personalidades baianas também marcaram presença na Terça da Benção, como Compadre Washington, o ator Lyu Arisson, que interpretou a famosa Yolanda no filme ‘Ó Pai, ó’, além da jornalista Wanda Chase, homenageada na ocasião pelo cantor Lazinho. O Olodum agora concentra suas atenções no Carnaval, quando desfila na sexta (17) no Campo Grande, e no domingo (19), no Circuito Barra-Ondina.
Texto e foto do Olodum: Ângelo Paz
Foto de Bi Ribeiro (Divulgação)