A mais nova edição do Guia do Ócio (2023), com ilustração do artista visual Leonel Mattos cuja capa reverencia os 100 anos da Festa e Iemanjá já está na praça. Distribuída em instituições culturais, terminais de transporte, livrarias, hotéis e shoppings. A novidade desta edição é a introdução do bairro de Itapuã como um dos territórios destacados pelo Guia do Ócio. Como já acontece em relação às outras áreas da cidade (Barra, Rio Vermelho, Comércio, Cidade Baixa, Centro Histórico, Campo Grande, Vitória, Pelourinho e Santo Antônio), a publicação envereda pelo que há de mais poético, cultural e interessante em Itapuã e cercanias, incluindo as localidades de Stella Maris e Praias do Flamengo.
Com periodicidade anual, permanentemente atualizado com textos e fotos, o Guia do Ócio reúne atrações que, aqui e ali, perduram no tempo, integrando-se à fisionomia da cidade. A publicação segue com um padrão curatorial em que o jornalista baiano Antônio Moreno elege e comenta as atrações que mais lhe chamam atenção em territórios turísticos e estratégicos da capital baiana. O que ver em dois, três dias? O que fazer em um mês? O quê e onde comer? Onde dançar? Para quem rezar? São perguntas que o guia responde com indicações e dicas ao longo de suas mais de 200 páginas.
A nova edição do Guia do Ócio é amplamente ilustrada com mapas e fotografias, reunindo cerca de 700 pontos de visitação, além de indicação de passeios, restaurantes, curiosidades. A direção de arte ficou a cargo de Iansã Negrão e Casa Grida. Os fotógrafos Márcio Lima, Alfredo Mascarenhas e Drica Reis e os ilustradores Rex e Morgana Miranda completam o time criativo da publicação, que é produzida pela editora baiana Fábrica das Letras, com apoio institucional do Governo da Bahia, Prefeitura de Salvador e Bahiagás.
O Guia do Ócio pode ser encontrado nos mais importantes espaços culturais de Salvador, a exemplo da Fundação Jorge Amado, Fundação Pierre Verger, Cidade da Música da Bahia, Espaço Caribé e Museu do Mar. Além disso, a publicação é distribuída em mais de 40 pontos de venda, incluindo todas as livrarias da cidade (Escariz, Leitura, LDM), terminais de transporte, hotéis, pousadas e cafeterias.