Com repertório afiadíssimo, Cortejo Afro emociona em homenagem a Sérgio Roberto – Blog do Marrom

Com repertório afiadíssimo, Cortejo Afro emociona em homenagem a Sérgio Roberto

Com repertório afiadíssimo, Cortejo Afro emociona em homenagem a Sérgio Roberto

Da primeira à última música, o Cortejo Afro brilhou, como sempre, em mais uma segunda-feira (23) de ensaio no Largo da Tieta, no Pelourinho. Não tinha como ser diferente. Para além da conhecida qualidade musical, o Cortejo apostou em um repertório afiadíssimo, com sucessos dos mais variados gêneros, todos rendidos à pulsação dos seus tambores.

Com Sorriso Negro (eternizada por Dona Ivone Lara), o bloco afro mais moderno da Bahia trouxe a felicidade logo na abertura da apresentação. Sob o icônico sombreiro do cantor e performer Veko Araújo, além dos olhares famosos dos atores Humberto Carrão e Regina Casé, o grupo emendou uma música melhor que a outra. De Ajeumbo (do próprio Cortejo) a Amantes Cinzas (Carlinhos Brown), de Canto das Três Raças (famosa na versão de Clara Nunes) a Zumbi (Jorge Ben), passeou até pelo rock brasileiro com Paralamas dos Sucesso (Alagados) e por hits que ganharam o mundo na voz de Cássia Eller (E.C.T), até chegar em Lucro (BaianaSystem).

O público mesclado de turistas e baianos – em total clima de verão e Carnaval – fazia o chão do Largo da Tieta balançar literalmente (a praça fica sobre um estacionamento e treme de verdade quando o público se empolga). Nada que Pensar em Você (Chico César) não pudesse dar uma tranquilizada.

O momento mais emocionante da noite veio próximo ao final do show, quando o Cortejo rendeu homenagens aos outros blocos afros e a Sérgio Roberto, que morreu no dia anterior vítima de aneurisma. Idealizador da Noite da Beleza Negra e um dos ícones do Ilê Aiyê, Sérgio Roberto também passou pelo Olodum e era respeitado por todos do meio. Na próxima segunda-feira (30) tem mais ensaio do Cortejo, dessa vez com a participação da rainha Daniela Mercury.

Por Alexandre Lyrio

 

 

Fotos 1 3 e 4 Edgar de Souza

Foto 2 – Marcos Casé

Foto 1 – Cortejo Afro

Foto 2 Regina Casé e Humberto Carrão – Casé

Foto 3  – Heitor Reis e Don João Orleans de Bragança

Foto 4 – Alberto Pita e Regina Casé