Após um ano intenso de atividades que celebraram os vinte anos do Instituto Arte no Dique, a ONG santista inicia 2023 com uma série de novidades.
Em março com data a ser confirmada, será inaugurado o Complexo Rei Pelé, em homenagem ao maior atleta do Século XX e maior jogador de futebol de todos os tempos. O espaço contará com o novíssimo Estúdio de Audiovisual Moraes Moreira, que levará o nome do padrinho da instituição, à quadra de futsal Douglas Franklin, que celebra o maior ídolo do Esporte Clube Bahia e que iniciou a carreira no Santos Futebol Clube (jogando ao lado de Pelé), e a Escola de Marcenaria.
O empreendimento é uma parceria entre o Arte no Dique e a Prefeitura de Santos.
“Este espaço vai de encontro ao que sempre buscamos com o Arte no Dique: trabalhar a cultura como um todo. Esporte e empreendedorismo fazem parte dessa cultura. Por isso, teremos um estúdio de audiovisual para capacitarmos jovens da comunidade da Vila Gilda para esse mercado em expansão, a escola de marcenaria, que também serve como capacitação e abertura de portas para o mercado de trabalho, e a quadra de futsal, pois estamos na cidade que revela talentos todos os anos e certamente no Dique há muitos deles”, destaca o presidente do instituto, José Virgílio Leal de Figueiredo. “A escola de marcenaria será totalmente voltada à economia criativa, responsabilidade social e sustentabilidade, onde estimularemos a criação de instrumentos musicais e móveis planejados”, afirma.
Mais parcerias
Entre o fim de dezembro e início de janeiro o presidente do Arte no Dique, José Virgílio Leal de Figueiredo, participou de reuniões na Europa a fim de estreitar relações que potencializem a atuação do Instituto Arte no Dique e contribua com a cidade de Santos.
Ele se reuniu na Universidade de Coimbra com o vice-reitor Delfim Leão, com a Assessora do Gabinete do Reitor Tereza Batista e com o produtor cultural João Falcão Neto. A reunião teve o objetivo de alinhar parceria institucional entre as organizações.
Já em Amsterdã, na Holanda, se encontrou com representantes da Fundação Cruiff, que leva o nome do maior ídolo do futebol holandês e um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. A reunião foi com Farid Gamei, coordenador de projetos internacionais, em iniciativa através da parceria com o Instituto Plataforma Brasil. A ideia é fazer projetos em parcerias na própria quadra de futsal Douglas Franklin e outros eventos em Santos.
Fotos: Mel Figueiredo
Foto 1 : José Virgílio com Farid Gamei
Foto 2: José Virgílio com Delfim Leão, Tereza Batista e João Falcão Neto