Um dos maiores nomes da Cena Axé que rompeu as barreiras e hoje transita com desenvoltura dna música brasileira, Carlinhos Brown comemora nesta quarta-feira (23) 60 anos. Entre comemorações e homenagens, tem álbum novo, trilha sonora para o primeiro musical brasileiro na Broadway, livro e filme biográficos. Para começar ele presenteou os fãs com dois novos álbuns – SIM.ZÁS em março e Eletrotribalistas em junho -, criou samba enredo e desfilou com a Mocidade, levou um trio sustentável para o Carnaval de Londres, lançou musical infantil, comemorou o resultado da trilha sonora composta para Cura, novo espetáculo de Deborah Colker.
E mais: levou com a Pracatum os ZÀRABE para as ruas, depois de 10 anos, abrindo o Festival Internacional de Percussão LALATA, está compondo a trilha sonora daquele que será o primeiro musical brasileiro na Broadway, acaba de lançar nas plataformas digitais aquele que foi o seu terceiro álbum de estúdio – Bahia do Mundo – Mito e Verdade (2001) -, e já prepara novo lançamento para novembro, do álbum “Carlinhos Brown é Mar Revolto”, reafirmando o movimento de constante revisitação de sua obra, muito presente nos últimos anos.
Carlinhos Brown conta que ‘Bahia do Mundo – Mito e Verdade’ lançado neste mês de outubro, é um álbum “que busca muito uma afirmação da linguagem da Bahia que se mistura com os estilos mundiais sendo um deles a música pop, mas a nossa música também é feita baseada na sonoridade afro-ameríndia. Foi um momento que uma das minhas incursões foi revistar instrumentos, transformar, buscar novas formas, foi o que até então era muito novo para o mercado – os Surdos Virados”, complementa. Já o novo álbum que será lançado em novembro, mês de seu aniversário, contará com participações de Rita Lee, Rafael Bittencourt, guitarrista do Angra; Eloy Casagrande, baterista do Sepultura; e de Tarja Turunen, ex-vocalista da banda finlandesa Nightwish. “Carlinhos Brown é Mar Revolto” foi gravado, originalmente, em 2007, com integrantes do grupo baiano Mar Revolto, do qual fez parte, entre 1979 e 1980.wn