O filme Miúcha será exibido em Paris com homenagem a Pablo Milanes – Blog do Marrom

O filme Miúcha será exibido em Paris com homenagem a Pablo Milanes

O filme Miúcha será exibido em Paris com homenagem a Pablo Milanes

 

Miúcha, a voz da Bossa Nova será exibido em Paris na próxima terça-feira (29) às 19h45, em sessão especial no cinema do SACD. A sessão será introduzida pela roteirista e ex-administradora da sociedade Fabienne Gambrelle e animada pelo músico e jornalista Frédéric Pagès. Antes, o filme participou em Barcelona do In-Edit, Festival Internacional de Música presente em oito países e estará em todas as edições do festival (próxima: Santiago do Chile, 7/12 a 12/12). Na sua carreira, o filme tem ainda festivais de destaque como o TIFF de Toronto e Telluride, no Colorado, o festival queridinho dos cineastas mais badalados do mundo. Mais recentemente o filme esteve em Amsterdã, exibido em sete sessões do IDFA, o mais importante festival de documentário do mundo.

A sessão em Paris renderá homenagem a Pablo Milanés, músico cubano morto em 22 de novembro. No filme, Miúcha e Pablo Milanés fazem um duo cantando: Buenos Días América. Praticamente todo filmado em película e com trilha original em cassete, Miucha, a voz da Bossa Nova vai no caminho contrário de outros filmes do gênero documentário. Sem entrevista para câmera e com narração interpretada pela atriz Silvia Buarque, o filme apresenta os não-ditos do movimento musical brasileiro mais famoso do mundo, através das leituras de cartas, diários e aquarelas animadas de Miúcha.

 

Miúcha, a voz da Bossa Nova é um filme franco-brasileiro dirigido por Daniel Zarvos e co-dirigido e roteirizado por Liliane Mutti, com produção norte-americana de Marta Sanchez e com produção executiva de Mostafiz ShahMohammed. Depois da estreia no Brasil no Cine Odeon, durante o Festival do Rio em outubro, o filme faz a sua trajetória nos cinemas de rua, uma escolha e militância dos diretores