A Mostra Cartografia do Cinema no Recôncavo exibe no próximo sábado, (22), às 19h, no Cine-Theatro Cachoeirano, o documentário As Phylarmônicas (29’, 1975). O filme é do cineasta baiano Agnaldo Siri Azevedo e após sua exibição ocorrerá a apresentação musical do Coletivo Novos Cachoeiranos, com o tema Trilhas Sonoras Cachoeiranas – Homenagem ao bicentenário. O concerto é uma homenagem ao maestro abolicionista Tranquilino Bastos e ao bicentenário da independência do Brasil, e conta com apoio também do Conselho de Políticas Públicas Culturais de Cachoeira.
Na mesma sessão, serão exibidos ainda os videoclipes Airosa Passeata (2012), de Artur Dias, e Suíte Cachoeirana (2019), de Luan Santos, com composição e atuação de Mil Vinny’s (Vinicius da Conceição). Ambos os musicais foram realizados por estudantes e egressos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), com músicos das filarmônicas Lyra Ceciliana e Minerva.
O evento será encerrado com o concerto Trilhas Sonoras Cachoeiranas – Homenagem ao Bicentenário, do Coletivo Novos Cachoeiranos, com produção musical de Jorge Queiroz (Jorjão da Lyra) e direção musical do compositor e maestro Sólon Mendes (Cecult/UFRB). O coletivo é um projeto de extensão do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da UFRB em Santo Amaro, em parceria com as filarmônicas do território.
O ev temento apoio financeiro da Prefeitura de Cachoeira, através da Secretaria de Cultura e Turismo, via Edital de Cultura 01/2019,