Amiga de Caetano Veloso e Gilberto Gil – dois artistas que ela fotografou bastante -, Lita Cerqueira é uma autêntica baiana. Apesar de ser uma cidadã do mundo, conhecendo vários países, ela não abre mão de manter suas raízes em Salvador, onde nasceu e mantem uma casa no Centro Histórico. O Rio de Janeiro é uma segunda casa, na qual ela se encontra atualmente depois de passar uma temporada na capital baiana.
Suas fotos fazem parte do Acervo da Biblioteca de Paris, na França. Na capital francesa tem um curador Ricardo Fernandes que tem uma galeria e desde 2010 faz trabalhos com ele. Expôs na Inglaterra em 2016 e em Veneza, na Itália, no ano de 2017. Ela também faz parte do acervo da Pinacoteca de São Paulo e tem uma exposição fixa no Museu Afro, numa iniciativa de Emanuel Araújo.
Solteira, mãe do produtor musical Pedro de Lita que mora em Paris, Lita fez em 2008, na capital paulista, a exposição “A fotografia Como eu sou”, com curadoria de Diógenes Moura. Atualmente em parceria com o pessoal da Loja Boqueirão em Salvador, Tânia Povoa e Alfredo está preparando um livro com retrospectiva de suas fotos.
E vem muito mais novidades por ai. Aos 70 anos, ela diz que não tem tempo pra se aposentar. E enquanto tiver forças vai continuar produzindo fotos e mais fotos.
Em conversa com o Baú do Marrom, Lita falou de suas origens, do seu amor pela Bahia, do prazer em exercer sua profissão e arrematou: ” O amor de fotografar 80% do povo da Bahia, isso pra mim é tudo, é amor”.
Leia matéria completa no @correio24horas