Será aberta nesta terça-feira (16) na Caixa Cultural Salvador, como celebração antecipada ao Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto a mostra “O universo da mobgrafia” de Roberto Faria ( primeira exposição do gênero, na Bahia, inspirada na arte de fotografar com celular). A cantora Maria Bethânia se encantou com o projeto e faz o texto de apresentação da mostra, além de assinar comentários sobre imagens selecionadas para o evento. O público poderá conferir o acervo exposto no Salão do Pátio até 20 de novembro. Neste período acontecerão, em paralelo, oficinas, palestras e visitas guiadas, no salão nobre do espaço.
Como fotógrafo baiano adepto de uma câmera na mão e várias ideias na cabeça, Roberto lançou os livros Bahia de Todas as Cores (2011) e Bahia dos Deuses e das Crenças (2017) e planeja o lançamento, em breve, do seu terceiro livro, “Os Últimos Saveiros da Bahia” que terá curadoria do artista visual Bel Borba. Recentemente, o autor aderiu às múltiplas possibilidades para a fotografia nos aparelhos móveis, como tablet e celular, tendo se destacado em premiações nacionais do segmento. “Fotografar com dispositivo móvel é um movimento forte, no mundo. Esta será a primeira exposição do gênero, na Bahia”, anuncia o artista.
Com as obras “Festa da Boa Morte” e “Noiva Yabá”, nas categorias Street e Retrato, respectivamente, ele foi premiado no “Festival de Mobgraphia da América Latina”, o maior da América Latina, no segmento. Estas imagens, atualmente no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, estarão na exposição no térreo do Espaço Cultural da Caixa. “Também tive duas fotos aceitas na “Bienal da Fotografia”, organizada pela Confederação Brasileira de Fotografia, que foram feitas com Smartphone. É incrível”, vibra com os frutos da mobgrafia.
Ferramentas – O apreço pelas possibilidades do celular é tão grande, que o fundador da Escola Baiana de Fotografia (Tancredo Neves) passou a ministrar cursos específicos sobre a linguagem dos aparelhos móveis. O professor desenvolve o seu “Curso de Fotografia Criativa com Smartphones”, para plataformas Android e IOS”.
Nas aulas, Roberto Faria ensina ferramentas para configurar o aparelho, usar a técnica correta, os principais aplicativos para fotografia, a linguagem fotográfica criativa, o conceito, técnicas de composição, a edição das imagens, o uso dos filtros e impressão das fotografias.
Sobre Roberto Faria – Roberto Faria publicou trabalhos em veículos como National Geographic, Horizonte Geográfico, Fotografe Melhor, Mar & Mar, Náutica, Velejar, Photógrafos, Viagem & Turismo e jornais A Tarde, Correio, Gazeta Mercantil e Tribuna da Bahia. O fotógrafo realizou a individual Salvador de Todas as Cores, em 2011, e, em 2012, participou de exposição em homenagem ao centenário de nascimento de Jorge Amado no Museu da Língua Portuguesa – São Paulo, e no Museu de Arte Moderna da Bahia. Recebeu medalhas, menções, premiações. Em 2006 teve duas fotografias na Bienal de Fotografia Natureza da Croácia e duas fotografias na Bienal da Arte Fotográfica P&B no MIS São Paulo-SP. Em 2008 recebeu Menção Honrosa com a obra Menino Deus, na XXV Bienal de Arte Fotográfica em P&B promovida pela Confederação Brasileira de Fotografia. Caxias do Sul-RS.\