A nova série exclusiva do YouTube, O Som do Rio, chegou à plataforma nesta terça-feira (14). Em quatro episódios, dirigidos por Carol Quintanilha, Maria Gadú convida personalidades como Thelma Assis (médica, apresentadora e influenciadora digital), Vítor diCastro (ator e influenciador digital) e Lenine (cantor e compositor) a se desconectar da vida na cidade e embarcar numa jornada de transformação, em que a conexão real é tudo que encontrarão.
Já no primeiro episódio, acompanhados por Val Munduruku, Gadú, Thelma e Vitor Di Castro conhecem as Suraras do Tapajós, mulheres indígenas que apresentam os assuntos urgentes da região aos convidados, além de sua cultura e uma noite de surpresas para o público. Enquanto isso, para explicar o impacto que isso tem na vida de quem está longe da Amazônia, o YouTuber e apresentador Felipe Castanhari usa toda sua didática, apresentando de maneira simples alguns conceitos complexos relacionados a mudanças climáticas.
Para Maria Gadú, “Reunir pessoas numa viagem fluvial pela Amazônia, é transbordar o Brasil para além dos limites das fronteiras de pensamento e conhecimento. Poder registrar as falas e sons do rio, é aprender cada dia mais sobre como será a nova era do planeta: limpa, viva, indígena, múltipla e colorida. Um prazer fazer parte desse time que junto ao Youtube acredita no poder da floresta de pé”
Para o YouTube, o Som do Rio é um projeto que ressalta os esforços da plataforma para conectar as pessoas com temas urgentes da pauta de sustentabilidade, como a preservação da Amazônia. “Este projeto é um exemplo de como o YouTube se esforça para cumprir sua missão de ampliar vozes ao redor do mundo, especialmente para fomentar o debate sobre questões relevantes para a sociedade atual.
Aqui no Brasil, fazemos esforços constantes para valorizar a cultura e diversidade do território nacional”, diz Clarissa Orberg, Head de Parcerias de Conteúdo de Educação, Saúde e Entretenimento Infantil do YouTube. “Nosso time ficou muito feliz com o resultado da série, que trará visibilidade a lugares, povos e iniciativas que não só merecem, mas têm direito a espaço para mostrarem sua identidade e propósito. A comunidade do YouTube poderá, de qualquer lugar e a qualquer momento, assistir à série e se conectar com a floresta, além de entender os impactos reais das questões ambientais que hoje afetam a Amazônia.” complementa Orberg.
O Som do Rio’ é mais um projeto da Maria Farinha Filmes, produtora que tem compromisso essencial com histórias que se conectam com os maiores desafios globais, ancorados nas metas para o desenvolvimento sustentável das nações unidas – SDG.