Artista plástico e escultor, conhecido internacionalmente como o Pintor do Orixás, Ed Ribeiro foi convidado para produzir a capa do álbum ‘Aluayê – Os Novos Afro-Sambas’. O projeto, que será lançado no próximo dia 27 de maio, é uma celebração às relações com os orixás e vivências em terreiros, o samba para além da dança, e um tributo de agradecimento.
“Toninho me falou que estava criando uma novidade para o samba, que falaria de ancestralidade de das matrizes africanas através dos Orixás, logo me veio a ideia de apresentar para Nanã, ele ficou apaixonado, foi amor à primeira vista”, detalha Ed Ribeiro.
A escolha da obra Nanã para ilustrar a capa do álbum se deu justamente pelo significado que ela carrega, considerada a senhora da sabedoria nas religiões de matriz africana, é a mais soberana e mais velha entre as orixás femininas. “É possuidora de grande poder e por isso ela é uma das mais temidas e respeitadas Orixás”, completa o artista plástico.
Além da produção da capa para o álbum dos Novos Afro-Sambas, Ed Ribeiro também foi responsável pela ilustração da capa do livro O Conto da Ilha de Taparica, do escritor Achel Tinoco. “Eu pedi ao escritor que me enviasse a história sobre o livro, assim que eu li percebi que tinha a obra perfeita para ele”, conta o artista plástico.