Com seu faro de jornalista investigativo, meu ex-colega de redação do CORREIO, Alexandre Lyrio publicou nesta sexta-feira (15) uma matéria para o TAB UOL – Repórteres Na Rua Em Busca Da Realidade, com Nestor Madrid um dos pilares da axé Music. Sem querer passar como vitima, como ele faz questão de deixar bem claro “mas acho que mereço respeito”, Nestor no entanto, está prestes a ser despejado do apartamento que mora por falta de pagamento. Quem conhece a história desse argentino que ajudou muito na explosão da cena axé vai ficar tocado quando ler a reportagem completa. Eis um dos trechos:
“A axé music foi construída a várias mãos e mentes. Na Bahia, ninguém questiona que um dos magos a forjar a alquimia de ritmos que culminou no axé chama-se Nestor Diogenes Madrid, hoje com 64 anos. Quase quatro décadas depois da invenção que mudou a história do Carnaval e da música baiana, pode-se dizer que Nestor Madrid, como ficou conhecido, é também um dos símbolos da decadência da indústria que ele ajudou a criar. Seu nome está por trás de grandes estrelas, inclusive aquelas que, apesar da implosão do mercado nos últimos anos, conseguiram se manter no topo. De Bell Marques a Carlinhos Brown, de Margareth Menezes a Luiz Caldas, Nestor foi o produtor musical, técnico de som e diretor artistico.
“Mas Madrid não sabe sequer o que vai comer amanhã e pode ter de sair da casa onde vive com esposa, filha e neta. Uma ordem de despejo pesa sobre a família para que deixem o apartamento onde vivem, no bairro da Pituba, em Salvador, por causa de atrasos no aluguel. A pandemia agravou a situação financeira, mas a escassez de trabalho já ocorre há anos, diz ele. O mago agora procura uma fórmula para sobreviver….
Leia a reportagem completa no link abaixo:
https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2022/04/15/nestor-madrid-um-dos-magos-do-axe-antes-tudo-na-bahia-virava-frevo.htm
Foto: Nestor Madrid (Rafael Martins – UOL)