Mú Carvalho lança disco com canções de Caetano Veloso – Blog do Marrom

Mú Carvalho lança disco com canções de Caetano Veloso

Mú Carvalho lança disco com canções de Caetano Veloso

“Trem das cores” é o novo disco solo e instrumental de Mú Carvalho que abre as comemorações dos 80 anos de Caetano Veloso  irá completar em 7 de agosto.   “Esse percurso instrumental pela obra de Caetano Veloso dá novas cores a dez canções, lançadas originalmente entre 1967 (“Coração vagabundo”) e 1981 (“Trem da cores”). Após editar e montar o álbum, outra coincidência foi percebida, as músicas estavam em ordem alfabética, como podemos conferir no faixa a faixa abaixo. Talento e muito trabalho e acaso conspirando a favor, descreve o jornalista Antonio Carlos Miguel  

         Além da paixão que vem desde a infância pela obra do homenageado, há alguns pontos de contato em suas trajetórias. Caetano também sempre foi um admirador do grupo no qual Mú ficou conhecido, tendo entregue duas canções inéditas para A Cor do Som, “Beleza pura” (lançada no álbum “Frutificar”, em 1979) e “Menino Deus” (em “Magia tropical”, de 1982). Grupo e compositor também trabalharam juntos em duas trilhas sonoras,  “A Dama do Lotação” (1978), um dos maiores blockbusters do cinema brasileiro, filme do qual saiu uma das músicas agora retrabalhada por Mú, “Pecado original”; e “Nas Onda do Surf”, documentário, também lançado em 1978, sobre o esporte que o Brasil passou a ser campeão no século 21.

          Mú (arranjo e teclados) entrou no “Trem das cores” com os mesmos músicos que tinham participado de seu álbum anterior (“Alegrias de quintal”, lançado em julho de 2021): Lancaster Lopes (baixo), Júlio Raposo (guitarra) e Pedro Mamede (bateria). Esse quarteto bem entrosado, jogando por música, ainda recebe o percussionista Sidinho Moreira em quatro temas e o violoncelista Jaques Morelenbaum em três. Enquanto na faixa que dá partida à jornada, “Alegria, alegria”, um naipe de sopros formado por Marlon Sette (trombone), Diogo Gomes (trompete) e Jorge Continentino (sax) pinta com tons mais fortes uma das canções fundadoras da Tropicália.

          Esse percurso instrumental pela obra de Caetano Veloso dá novas cores a dez canções, lançadas originalmente entre 1967 (“Coração vagabundo”) e 1981 (“Trem da cores”).