Clarindo Silva comemora 80 anos, quarta-feira, com lançamentos de livros e show com Nelson Rufino, Gerônimo e Armandinho – Blog do Marrom

Clarindo Silva comemora 80 anos, quarta-feira, com lançamentos de livros e show com Nelson Rufino, Gerônimo e Armandinho

Clarindo Silva comemora 80 anos, quarta-feira, com lançamentos de livros e show com Nelson Rufino, Gerônimo e Armandinho

Um dos personagens mais marcantes da história contemporânea da Bahia, Clarindo Silva ganha, nesta quarta-feira (16) show em celebração pelo seus 80 anos com Nelson Rufino, Gerônimo e Armandinho mais Zéu Lobo, Neto Bala, Tote Gira, Carla Liz e os grupos Viola de 12 e Samba de Farofa, Jornalista, escritor, poeta, compositor e agitador cultural Clarindo também conhecido como o homem da Cantina da Lua, icônico restaurante no Terreiro de Jesus, onde será realizado o evento merece todas as honras.  O show homenagem, que começa às 19h e é uma edição especial do sarau do Badá, evento musical do produtor cultural Geraldo Badá, grande amigo de Clarindo Silva.

Mas as celebrações começam amanhã, terça-feira (15) quando Clarindo lança seu livro ”Memórias da Cantina da Lua” (sexta edição). Na verdade ele lança dois livros este mês. Mas a tarde/noite de autógrafos de ”Memórias da Cantina da Lua” acontece a partir das 17h, na Livraria Sebo das Galáxias, que fica no Espaço Metha Glauber Rocha, na Praça Castro Alves.
”Memórias da Cantina da Lua”. reúne relatos de experiências marcantes vividas pelo autor com personalidades da sociedade baiana na Cantina da Lua. Nas 156 páginas que compõem a obra, Clarindo Silva apresenta um conjunto de textos que garante ao leitor uma prazerosa imersão em episódios que marcaram a vida deste importante reduto cultural do Centro Histórico de Salvador ao longo de mais de cinco décadas.
A publicação, que recebeu versões digital e impressa, é fruto de um parceria entre o Projeto Cultural Cantina da Lua e o coletivo É Samba da Bahia! ESBA, tendo sido contemplada pelo Prêmio da Fundação Pedro Calmon, através do Programa Aldir Blanc Bahia, contando com o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia via Lei Aldir Blanc, que viabilizou recursos emergenciais para o setor cultural de todo o país.
As celebrações pelos 80 anos de Clarindo Silva continuam com o lançamento do sucesso editorial “Conversa de Buzú”, no dia 29 de março, das 18h às 21h, na Livraria Escariz, no Piso L2 Central, no Shopping Barra. “Conversa de Buzú” é um livro que reúne conversas e situações registradas pelo jornalista, escritor e poeta Clarindo Silva em ônibus de linhas municipais de Salvador. São cinquenta crônicas, apresentadas em textos curtos, destacando diálogos que, trazendo a privacidade de histórias pessoais e íntimas para o ambiente coletivo e comum do interior dos “buzús” – como são chamados os ônibus pelos soteropolitanos -, desvelam sentimentos, impressões, vivências e tensões da vida cotidiana da capital baiana. A linguagem popular do povo baiano, que se desloca entre bairros, diariamente, junto a “motôs”, “cobras” e ambulantes, se evidencia no título: a conversa só poderia ser mesmo de “buzú”.
Clarindo Silva
Jornalista, escritor, poeta, compositor e agitador cultural, Clarindo Silva tem sua trajetória no campo da escrita iniciada há mais de cinquenta anos, quando atuou como repórter policial nos jornais A Tarde, Jornal da Bahia e Tribuna da Bahia. Com o tempo, migrou da reportagem para a literatura, não deixando de usar a pena para a defesa intransigente do Centro Histórico de Salvador, região que tem em sua Cantina da Lua um bastião de resistência.
Mestre Calá – como também é conhecido por seus pares – possui o título de Doutor Honoris Causa pela Université Libre des Sciences de L’Homme de Paris e a Comenda da Cultura e das Artes pela Universidade das Américas, além de ter sido agraciado com as mais importantes honrarias da Bahia: a Medalha Tomé de Souza, a Comenda Maria Quitéria e a Comenda Zumbi dos Palmares.