Bastante querido no meio, o artista plástico Alberto José Costa Borba, mais conhecido como Bel Borba, 65 anos, vai receber a medalha Thomé de Souza. A honraria, concedida pela Câmara de Vereadores de Salvador, é fruto do projeto de resolução 80/2021, de autoria do vereador André Fraga (PV). O texto foi votado, aprovado em plenário e promulgado em dezembro de 2021. A cerimônia de entrega da medalha deve ocorrer nos próximos meses.
“Eu tô muito feliz com isso. Minha família toda vai amar. Eu sou um homem muito simples, não me acho extraordinário. E quando tenho uma oportunidade como essa de saborear o gosto de um bom resultado, eu fico muito feliz. Isso não me estraga. Só me responsabiliza e me dá mais inspiração, gana e garra para trabalhar para ajudar nosso povo. Eu sou apaixonado pelo meu trabalho e a minha cidade”, disse Bel Borba, ao saber da homenagem.
A medalha Thomé de Souza é uma honraria que reconhece personalidades que tenham prestado relevantes serviços à cidade. No caso de Bel Borba, algumas das suas obras mais conhecidas ou que mais repercutiram são o monumento em homenagem a Irmã Dulce, no Largo de Roma; o monumento dos refugiados, instalado em Madri, capital da Espanha; o Portão do Exu, localizado no Jardim Botânico de Salvador e a intervenção em Nova York, na Time Square, com esculturas de reciclados.
“Queremos que o legado de Bel Borba não se apague e que ele seja inspiração para o surgimento de novos artistas baianos conectados com os problemas atuais. Ele espalhou diversas obras pela cidade e pelo mundo e, em todo lugar que foi, Salvador foi bem representada e ganhou visibilidade. Além disso, seus trabalhos têm uma conexão profunda com questões sociais, como a imigração, sustentabilidade e ocupação do espaço urbano. Homenageá-lo é valorizar a cultura da cidade e refletir sobre essas temáticas”, explicou o vereador André Fraga.
Bel Borba aproveitou para agradecer ao parlamentar pela sua indicação e destacou o trabalho que ele tem realizado na cidade. “É um homem que ama nossa cidade. Toda e qualquer coisa recomendada por André, pra mim é uma coisa que confio cegamente. Eu apoio o mandato dele com total confiança, pois ele faz um trabalho moderno, competente e eficaz”, destacou.
Foto: Bel Borba e André Fraga