Álbum ‘Acabou Chorare’, dos Novos Baianos, continua moderno aos 50 anos – Blog do Marrom

Álbum ‘Acabou Chorare’, dos Novos Baianos, continua moderno aos 50 anos

Álbum ‘Acabou Chorare’, dos Novos Baianos, continua moderno aos 50 anos

Lançado há 50 anos, em 1972, pela gravadora Som Livre (que era dirigida por João Araújo, pai de Cazuza) e eleito como o maior disco da história da música brasileira pela revista Rolling Stone que, em 2007, realizou a votação, o disco ‘Acabou Chorare’, segundo lançamento do grupo Novos Baianos, até hoje é cultuado não só pelos fãs mais velhos, como pela nova geração.

Influenciados por João Gilberto, o grande guru da Bossa Nova, os Novos Baianos fizeram um disco apostando na brasilidade, gravando desde o baiano Assis Valente, com ‘Brasil Pandeiro’, além de um repertório autoral com músicas que se tornariam clássicos a exemplo de ‘Preta Pretinha’, ‘A Menina Dança’, ‘Mistério do Planeta’, entre outras.

Único integrante da chamada linha de frente dos Novos Baianos que mora em Salvador (Baby e Pepeu moram no Rio, Moraes Moreira já nos deixou, e Galvão, o guru do grupo, mora em Juazeiro), Paulinho Boca de Cantor conversou com o Baú do Marrom sobre a importância desse trabalho que trouxe de volta ao show business o grupo, com direito a turnê pelo Brasil, gravação de DVD e a renovação do público. Leia matéria completa no CORREIO Online