Studio Lumumba aposta na cultura Afroindígena – Blog do Marrom

Studio Lumumba aposta na cultura Afroindígena

Studio Lumumba aposta na cultura Afroindígena

 

Localizado na Rua das portas do Carmo, 28 – Largo do Pelourinho – 1º. andar,  o Studio Lumumba – Espaço Pelô Mundo Club do artista plástico Lumumba Afroindígena, será aberto nesta sexta-feira (4) a partir das 17h. Consagrado por produzir recentemente a estátua em homenagem ao arquiteto ex-escravizado Joaquim Pinto de Oliveira, o TEBAS, instalada na Praça da Sé de São Paulo em 2020, Lumumba chegou em Salvador em 2018 e encontrou no Pelourinho um ponto de conexão para uma nova fase de sua trajetória.

O Studio Lumumba é um espaço de exposição e venda das criações do artista e tem por objetivo maior “A CURA ATRAVÉS DA ARTE”, um mantra que nos últimos anos, tem ancorado as criações de Lumumba. “A proposta é de democratizar o acesso à arte oferecendo obras que vão de R$ 25 a R$ 6.000 mil reais”, explica o artista.

“A base das criações de Lumumba parte do olhar para os povos originários, transitando pelo caminho que se estende na fusão entre os povos africanos e ameríndios . “Minha essência é a ancestralidade e espiritualidade inerentes no modo como esses povos se relacionam com o sagrado e como produzem não somente obras de arte, mas material necessário para seus cultos sofisticados”, relata Lumumba.
A galeria foi idealizada por Lumumba em parceria com o produtor Sander Lumumba e a multiartista e produtora cultural Rita Teles, todos sócios na empreitada