Uma das grandes damas da canção brasileira, que foi da bossa nova e gravou no LP Clube da Esquina, com Milton Nascimento, a cantora Alaíde Costa, comemora 86 anos nesta quarta (8). E ela continua atuante e disposta. A prova é o novo CD Canções de Amores Paulistas – Alaíde Costa Canta Eduardo Santhana , que ela e Eduardo lançam no dia de seu aniversário às 21h, em Live, no www.youtube.com/user/eduardosanthana.
Alaíde explica o disco: “É um privilégio ter a liberdade de escolher projetos como este. Fico feliz em, junto com Eduardo, poder dar vida a essas canções”. Eduardo também comenta: “Não sou eu que fala que Alaíde é uma das nossas maiores vozes. Você abre qualquer enciclopédia da música brasileira e vai achar o nome dela. E o mais importante, nesses anos todos, cantando o que quer, sem fazer concessões. Isso para nós é um exemplo”.
As músicas são todas de Eduardo com parceiros diversos. Entre elas Meu amor parece (parceria como Sérvulo Augusto); Casaco de Maresia (com Adriana Florence); ou Lua Linda (com Nelson Botton); outras só de Eduardo são Claudia, feita para sua mulher, e Alaíde, alaúde, que encerra o CD e traz uma homenagem ‘explícita’: “Alaíde canta feito sabiá/Os males espanta/Faz abençoar/Alaíde, alaúde sabe o amor cantar”. Eduardo explica o conteúdo: “São dores, amores… Enfim, um determinado sentimento que eu, paulistano, vejo em mim e consegui com que meus parceiros traduzissem e que casam perfeitamente com a voz e jeito de Alaíde”.
Alaíde Costa tem mais de seis décadas de carreira e é referência de intérprete no Brasil. Carioca, radicada em São Paulo. No fim dos anos 1950 já era profissional respeitada. Com João Gilberto passou a freqüentar a turma da bossa nova, encontro dos mais felizes: Alaíde, com sua sensibilidade abraçou a nova concepção musical de artistas como Tom Jobim e Johnny Alf, por exemplo. É desse período uma das suas marcantes gravações, Onde Está Você (Oscar C. Neves e Luvercy Fiorini).
No fim dos anos 1960 afastou-se do meio artístico por problemas particulares, voltou em 1972, quando participou do LP Clube da Esquina, cantando com Milton Nascimento, Me deixa em Paz (Monsueto Menezes e Airton Amorim). O cantor, compositor e violonista paulistano Eduardo Santhana, é autor de músicas gravadas por Jane Duboc e Ronnie Von. É reconhecido por sua carreira de muito sucesso no grupo Trovadores Urbanos, do qual faz parte desde os anos 1990, e com o qual lançou uma série de CDs e DVDs.