Para lembrar de Bastola que hoje faria 60 anos – Blog do Marrom

Para lembrar de Bastola que hoje faria 60 anos

Para lembrar de Bastola que hoje faria 60 anos

 

Neste sábado (4) Bastola faria 60 anos. Mas  o músico percussionista, instrumentista e compositor Armando de Melo Basto nos deixou muito cedo, há 20 anos para a tristeza dos amigos, admiradores e familiares.  Bastola foi percussionista de artistas como Margareth Menezes, Gilberto Gil, Armandinho Dodô e Osmar e da Banda Cheiro de Amor, além de fundador do grupo percussivo Marreta e, juntamente com Jorge Zarath, do grupo Salsalitro.
“Amor absoluto na busca do tom adequado, do instrumento inédito, dos sons perfeitos que a própria natureza cria e só um grande músico é capaz de captar e reverenciar”, relembra a arquiteta Fátima Basto, ao falar do irmão.
Bastola era também músico titular da orquestra sinfônica da Bahia (Osba) e gravou com Gilberto Gil e outros artistas baianos. Foi até o final de sua carreira, percussionista da Banda Cheiro de Amor, acompanhando a banda em turnês internacionais e gravando alguns álbuns, dentre eles o mais vendido do grupo, “Cheiro de Amor – Ao Vivo”, em 2007. . Fez parte ainda do grupo Tríade, juntamente com Luciano Silva e Guiga Scott, tendo uma influência no grupo Garagem.
Como compositor, seu maior sucesso foi a música composta com Mauricio Silveira, “Ficar com Você”, nacionalmente conhecida na voz de Carla Visi. O último projeto antes de seu prematuro falecimento foi o grupo Café Olé, fundado com Mauricio Silveira, tinha a proposta de misturar a essência da música baiana com ritmos do mundo, passando pela Salsa, Samba, música eletrônica, Reggae, dentre outros, sem nunca perder a essência percussiva.