Quando o Carnaval chegou para Maria Bethânia – Blog do Marrom

Quando o Carnaval chegou para Maria Bethânia

Quando o Carnaval chegou para Maria Bethânia

Enquanto continua a indefinição se vai ter ou não Carnaval 2022 em Salvador (uma parte da população querendo outra não) o Baú do Marrom lembrou de um filme realizado em 1972 (há 49 anos) chamado Quando o Carnaval Chegar. O filme mostra um empresário, interpretado pelo saudoso Hugo Carvana, de um grupo de cantores que não faz sucesso. Eles são interpretados por Chico Buarque, Nara Leão e Maria Bethânia. Os três vivem numa pindaíba até que surge um contrato para que façam um show em homenagem a um rei que chegará para curtir o Carnaval na cidade.

O que seria uma oportunidade se transforma numa série de brigas internas, romances, enfim uma atmosfera que termina prejudicando a galera. Mas se não deu para se apresentar para o rei eles foram sobreviver fazendo shows mambembes. Em se tratando de Carnaval diria que o filme é um pouco melancólico. Mas a trilha sonora é muito boa. Além do que, ter Chico, Nara e Bethânia juntos, cantando e atuando já valeu a pena.

A direção é do cineasta Cacá Diegues, (eleito imortal da Academia Brasileira de Letras em 2019). Na época ele era casado com Nara. Mas o elenco tem ainda os atores Jose Lewgoy que já nos deixou o baiano Antônio Pitanga e Vera Manhães pais dos atores Camila e Rocco Pitanga; Elke Maravilha, Wilson Grey (também já se foram) e Ana Maria Magalhães que ganhou o prêmio Associação dos Críticos de Arte de São Paulo APCA 1972 como Revelação do ano.

Músicas como Baioque (uma mistura de baião com roque) e a que dá o nome ao titulo, Quando o Carnaval chegar, se destacam e servem para mostrar três artistas conhecidos pela timidez num momento descontraído. Ler matéria completa no CORREIO online.